
Floresta dos Medos é o trabalho de estreia da canadense Emily Carroll, e também o primeiro título da autora a ser publicado no Brasil. O material, cujo título original é Through the Woods, saiu lá fora em 2014 e acaba de ser lançado no Brasil pela Darkside Books (formato 17,8 x 22,9 cm, 208 páginas, capa dura). A obra foi aclamada pela crítica e recebeu dois prêmios Eisner em 2015, nas categorias Melhor Álbum Gráfico e Melhor História Curta, por um dos contos presentes na graphic novel.
Estruturalmente, o que
temos em Floresta dos Medos são cinco histórias que exploram os motivos que nos
levam a sentir medo. Fantasmas, solidão, mistérios e outros temas arrepiantes
são explorados por Carroll, unindo texto e ilustrações em uma narrativa
arrepiante. Alguns dos contos apresentam uma narrativa
gráfica mais próxima aos quadrinhos normais, enquanto outras assemelham-se a
livros ilustrados. Em ambas, Emily Carroll demonstra um domínio incrível e uma
rara capacidade de contar histórias amedrontadoras, deixando até leitores adultos com um frio
na espinha.


O estilo de Carroll é bastante gráfico, com explosões artísticas que tomam conta das páginas e às vezes funcionam como socos na cara do leitor. E tudo isso sem apelar, necessariamente, pelo caminho mais fácil do gore e da necessidade de expor literalmente algo assustador. A autora trabalha nos detalhes, na construção de roteiros que entram no psicológico do leitor e entregam uma atmosfera cada vez mais densa e sombria. O clima de suas histórias é pesado, lembrando filmes de terror clássicos que não precisavam apelar para sustos fáceis na hora de mexer com o espectador. Emily segue essa mesma linha, costurando sutilezas que, quando menos se espera, revelam-se em toda a sua plenitude.
A edição da Darkside é muito bonita graficamente, com
aplicação de verniz localizado na capa e o apuramento e capricho tradicionais.
E a primeira edição ainda vem com cards exclusivos, um simpático mimo da
editora para os leitores.
Se você curte histórias de terror, tem aqui um quadrinho
perfeito.
Compre com desconto abaixo:
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.