Quadrinhos: Francis, de Loputyn (Darkside Books, 2019)


A Darkside Books tem conseguido montar um catálogo de ótimas HQs sem trilhar o caminho das grandes editoras do gênero, como Marvel, DC e Image. Apostando no escuro, a editora tem trazido para o mercado brasileiro títulos inesperados, fora da curva e com qualidade inquestionável. É o caso de Francis, quadrinho que foi lançado recentemente.

Escrito e ilustrado pela italiana Loputyn, pseudônimo artístico de Jessica Cioffi, Francis é uma fábula sobre liberdade, magia e adolescência. Na história somos apresentados à Melina, uma jovem bruxa que está prestes a passar pela maior provação de sua vida. Só que, ao contrário de suas colegas, Melina está mais interessada em farrear, beber e se divertir do que em preparar feitiços e coisas do gênero. Ansiosa e meio perdida com a situação, acaba conjurando uma entidade que toma a forma de uma inquieta raposa chamada Francis. E é aqui que a história muda de rumo.

Francis faz com que Melina assuma o lado sombrio de sua personalidade, atenda aos seus desejos mais secretos e aja de maneira a realizar tudo o que anseia. Mesmo que isso cause consequências não tão agradáveis aos que a cercam. O que temos é uma história sobre a descoberta do mundo, o potencial escondido em cada um e a liberdade em seguir o caminho que quisermos. Uma história sobre ser o que realmente somos, e não o que as pessoas esperam que sejamos.


A arte de Loputyn é sensível, com um traço fino e leve, que entrega ilustrações belas e sensuais. Fica clara a influência oriental no desenho da italiana. E o uso de aquarelas e uma paleta de cores muito bem escolhida deixa o trabalho ainda mais bonito.

Apesar de parecer uma história juvenil, Francis explora aspectos mais densos e adequados ao público adulto, com uma inerente tensão sexual entre os personagens principais, insinuações não tão sutis e flertes abertos com manifestações sobrenaturais. Tudo isso embalado em uma arte de cair o queixo e que deixa esses aspectos inegavelmente mais agradáveis para os olhos, porém sem suavizá-los.

Uma passada pelo perfil de Loputyn no Instagram deixa clara a preferência de italiana por ilustrações que exploram todo o poder do feminino sem maiores filtros e pudores, com artes magníficas e que transmitem claramente o que querem dizer. A autora já possui uma bela lista de obras publicadas, e seria interessante que a Darkside trouxesse mais títulos seus para o Brasil.

Se todos forem tão bons quanto Francis, acabamos de descobrir mais uma artista incrível.

Compre com desconto abaixo:

Comentários