Discoteca Básica Bizz #165: The Ronettes - Presenting the Fabulous Ronettes Featuring Veronica (1964)


Fundada em meados de 1961 pelo produtor Phil Spector e seus sócios Helen Noga e Lester Sill, a gravadora Philles Records revolucionou o pop. A sede do selo ficava em Nova York, mas o centro de produção era Los Angeles. Ali, na câmara de eco do estúdio Gold Star, Phil Spector inventou o som que virou sua marca: uma massa sonora wagneriana com guitarras, metais e teclados em camadas, percussões em cascatas, cordas derramadas em arranjos épicos, vocalizações sobrepostas em tramas sofisticadas, tudo mixado com muito eco - o imitado e jamais igualado Wall of Sound.

As Ronettes chegaram à Philles no início de 1963. O grupo havia sido formado em 1959 por duas irmãs, Ronnie (diminutivo de Veronica) e Estelle Bennett, e uma prima, Nedra Talley. Elas estrearam profissionalmente como dançarinas de twist em 1961. No final desse mesmo ano assinaram com o selo Colpix, para o qual gravaram cinco singles de pouca repercussão, e depois participaram anonimamente nos backing vocals dos discos de Del Shannon e Bobby Rydell.

A empatia entre as Ronettes e Spector foi imediata (Ronnie, aliás, logo se tomou Mrs. Spector): em agosto de 1963, já desligadas da Colpix, elas tiveram seu primeiro 45 rpm lançado pela Philles, o clássico "Be My Baby". "De todos os discos já feitos, este é indiscutivelmente o melhor", costuma dizer o Beach Boy Brian Wilson. Até 1966, ano em que a Philles encerrou suas atividades, o selo lançou ao todo oito compactos e um álbum com as Ronettes.



Phil Spector era um obcecado: editava somente o melhor, arquivando quilômetros de fitas. Com as Ronettes, seu perfeccionismo atingiu níveis inacreditáveis. São verdadeiras as histórias sobre orquestras encarceradas por 24 horas no Gold Star até que saísse o tal som ideal, os solos de dez segundos de Steve Douglas ou Tommy Tedesco sendo repetidos centenas de vezes. Mas o exigente Spector deu ok ao primeiro take de Ronnie em "Walking in the Rain".

No final de 1964 sairia este Presenting the Fabulous Ronettes reunindo os lados A dos quatro primeiros singles, os dois lados do quinto compacto, a primeira gravação solo de Ronnie - "So Young" - e quatro faixas até então inéditas: "Ghapel of Love" (das rivais The Chiffons), "When I Say You", "I Wonder" e "What'd I Say", de Ray Charles, ao vivo. É datado, sim, mas absolutamente irresistível.

Texto escrito por René Ferri e publicado na Bizz #165, de abril de 1999

Comentários