Quando Ray Charles resolveu cantar country music, foi
desaconselhado por Sam Clark, presidente da gravadora ABC: "Você faz muito
sucesso. Se gravar country vai perder parte do seu público". Mas Ray
decidiu levar a ideia adiante. "Se isso acontecesse", disse ele, anos
depois, "por outro lado ganharia novos fãs". E o homem fez o tal
álbum.
Modern Sounds in Country and Western Music, lançado em
1962, foi o primeiro disco country a alcançar o topo da parada pop nos EUA,
mantendo-se ali por 14 semanas consecutivas. A concepção era bem simples:
clássicos country adequados à estética do rhythm & blues de Ray Charles,
com arranjos (dos maestros Gerald Wilson, Marty Paich e Gil Fuller) baseados em
cordas, naipe de sopros e nos vocais das Raelettes, grupo que acompanhava o
cantor. E tudo isso emoldurado pela voz iluminada de Ray, então no seu auge.
O resultado é um dos mais belos discos produzidos até hoje. A seleção de repertório foi feita a partir de um lote de 150 canções. "Escolhi as músicas independentemente de quem as havia gravado originalmente", esclareceu Ray à época. De fato, Modem Sounds tem canções que vão dos anos 1930 ao início dos 1960, de nomes tão variados quanto Hank Williams, Don Gibson e os Everly Brothers.
O primeiro single, "I Can't Stop Lovin' You",
ficou por cinco semanas no topo das paradas country e pop da revista Billboard.
E Ray era contra o lançamento de singles! "Achava que a gravadora deveria
trabalhar o disco por inteiro, mas eles resolveram lançar 'I Can't Stop Lovin'
You' em single e deu certo. Percebi que meu negócio era fazer música e deixar o
marketing para quem entendia do assunto". Na verdade, o compacto foi
lançado porque, logo após o álbum ter chegado às lojas, o ator e cantor Tab
Hunter gravou a canção com arranjo idêntico e começou a fazer sucesso. A ABC
então contra-atacou com a versão matadora de Ray: a gravação de Hunter foi
simplesmente banida das rádios.
Além de "I Can't Stop Lovin' You", de Don
Gibson, o disco traz outras pérolas como "Hey, Good Lookin" (de Hank
Williams), "Bye Bye, Love" (dos Everly Brothers, em arranjo
suingadíssimo), "You Don't Know Me" (Eddy Arnold) e "Worried
Mind" (do cantor e compositor Jimmy Davis, que depois foi governador do
Estado de Louisiana).
Modern Sounds in Country and Western Music é um
álbum exemplar, principalmente no que diz respeito à fusão de estilos.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.