Quadrinhos: O Matrimônio de Céu e Inferno, de Enéias Tavares e Fred Rubim (2019, AVEC)


William Blake é um dos mais importantes poetas, pintores e artistas ingleses. Um dos nomes seminais do romantismo, sua obra ressoa até os dias atuais e influencia desde escritores a músicos, de cineastas a quadrinistas. A amplitude do impacto de Blake é mais uma vez exemplificado em O Matrimônio de Céu e Inferno, nova HQ da dupla Enéias Tavares e Fred Rubim. O título acaba de ser lançado pela AVEC Editora em uma linda edição em capa dura com direito à sobrecapa, 128 páginas e formato 23,6x16 cm.

The Marriage of Heaven and Hell foi escrito entre 1790 e 1793 e descreve a visita de Blake ao inferno, uma abordagem semelhante a de dois outros clássicos da literatura: A Divina Comédia, publicado em 1320 pelo poeta italiano Dante Alighieri, e Paraíso Perdido, que o poeta inglês John Milton publicou em 1667. Enéias e Rubim transferem toda essa mitologia para os tempos atuais, tendo a cidade de São Paulo como cenário. A trama apresenta quatro personagens: um assassino profissional, uma garota de programa, um pastor e uma artista (que também é traficante), e parte da obra original do inglês para construir uma história original dos brasileiros.

O roteiro ganha contornos sangrentos e repletos de referências à cultura pop, em um trabalho que é claramente influenciado por Quentin Tarantino. O universo mostrado por Enéias e Fred é sombrio, cheio de personagens pitorescos e eventos que proporcionam ao leitor diversos choques narrativos. O texto de Tavares é sucinto, direto e econômico, com diálogos bem desenvolvidos e que soam naturais. Já a arte de Rubim surge bastante estilizada e com uma clara influência de Mike Mignola, característica que intensifica o ar tenso e “demoníaco” do quadrinho.


O resultado final é uma excelente HQ, que ganha destaque na produção de quadrinhos realizada por artistas brasileiros. O tratamento dado pela AVEC é outro ponto alto, com um cuidado e uma qualidade que saltam aos olhos em relação à produção gráfica. Vale mencionar também os textos que complementam o título, tanto os que introduzem a obra quanto os que vem como extras, sendo o mais interessante o guia de referências escrito pelos próprios autores, onde o impacto e a duradoura influência da obra de Wiliiam Blake é exemplificado através de exemplos de como ela está inserida nos trabalhos de nomes como o escritor Aldous Huxley, o quadrinista Alan Moore e músicos reconhecidos mundialmente como Bruce Dickinson, U2, Arcade Fire e Radiohead.

Compre com desconto abaixo:

Comentários