Review: Ed Motta – Criterion of the Senses (2018)



Além de um nome reconhecido do pop brasileiro há mais de três décadas, Ed Motta também é um dos principais pesquisadores musicais e colecionadores de discos do Brasil. Seu acervo é gigantesco, supera os 30 mil títulos e é reverenciado em todo o mundo. Toda essa cultura musical, obviamente, reflete-se em seu trabalho, em seus álbuns. Criterion of the Senses é um exemplo claro disso.

Os tempos dos hits “Manuel”, “Vamos Dançar” e “Um Jantar pra Dois” ficaram para trás já há algum tempo. Os trabalhos recentes de Ed mostram uma sonoridade muito mais refinada e elaborada, espelhando o enorme vocabulário musical que ele acumulou em anos e anos de pesquisa. A paixão sempre clara pelo Steely Dan dita as regras, com arranjos elegantes e uma instrumentação sutil e de muito bom gosto.

Criterion of the Senses é o décimo-quinto álbum solo de Ed Motta e é totalmente cantado em inglês, seguindo a abordagem apresentada nos dois discos anteriores, AOR (2013) e Perpetual Gateways (2016). A música é uma espécie de amálgama entre rhythm & blues, soul e jazz, com ritmos que bebem no funk e servem de base para as sempre incríveis vocalizações de Ed. Há uma atmosfera relaxante em todo o trabalho, com ecos de lendas como Marvin Gaye, Stevie Wonder e outros gigantes da música negra norte-americana. Os heróis de Motta estão no mundo e muito além das nossas fronteiras.

A bela capa, concebida por Edna Lopes, esposa do artista, traduz o sentimento de deslocamento que a obra de Ed Motta produz ao ser comparada com a música que é popular no Brasil atualmente, onde a riqueza harmônica que sempre marcou os artistas nacionais foi substituída por ritmos repetitivos, letras monossilábicas que se assemelham a onomatopéias e “hits” que soam como jingles produzidos em série. Ed Motta mostra, a cada disco, que ainda existe vida inteligente na música brasileira, mesmo ela sendo cantada em inglês e tendo como principais inspirações ritmos como o soul e o jazz. A canção que fecha o álbum, “Shoulder Pads”, por exemplo, tem uma pegada mais rock and roll e entrega um single lapidado e pronto pra tocar sem parar - se a música fosse coisa séria por aqui, algo que está cada vez mais longe de ser.

Se os seus ouvidos estão em busca de paz assim como os meus, se o que eles querem é conforto auditivo e surpresas em formas de canções, Criterion of the Senses alimentará não apenas a audição, mas todos os seus sentidos.

Comentários