Quadrinhos: Bone, de Jeff Smith (2019, Todavia)


Como é bom viver em um mundo onde podemos ler Bone completo. Depois de 3 editoras brasileiras publicarem o título sem o concluírem, agora a editora Todavia lança a obra completa em três edições parrudinhas, em cores e caprichadas.
                                       
O americano Jeff Smith lançou Bone em 1991 de maneira independente e o quadrinho logo se tornou um clássico instantâneo (se é que isso existe mesmo). Smith escreveu e desenhou todas as edições da série, que chegou ao seu fim em 2004. E Bone realmente solidificou o seu status de clássico da nona arte ao longo dos anos.  Ainda mais se notarmos que nesse meio tempo não houve edições, extras, expansão de universo e nem nada disso - se bem que a Netflix anunciou uma animação de Bone. Bom, se não estragarem muito já está bom.
                                       
Bone nos mostra as desventuras dos primos Fone, Smiley e Phoney, que depois de serem expulsos de Boneville e graças a uma série de erros se vêem enfrentando ratazanas monstruosas, um dragão, um tigre, uma velinha que corre mais rápido que vacas e a aventura de salvar uma princesa que não precisa ser salva, contado de um jeito que crianças de 8 a 80 anos podem curtir. Mesmo o roteiro não sendo perfeito - e não é -, sua mistura entre Smurfs, Disney, Peanuts, Senhor dos Anéis e uma pitada de Monty Python funciona muito bem e prendem a atenção.
                                      




Mas é na arte que Jeff Smith mostra sua genialidade. Como a arte de Bone é bonita! Ainda mais com as cores de Steve Hamaker, que realçam a beleza e delicadeza que Smith expõe em cada edição, personagens e cenários saltam aos olhos.
                                        
Bone foi uma pequena revolução nos quadrinhos, deu um gás num momento em que HQs de super-heróis estavam se anabolizando demais e ajudou a colocar os quadrinhos independentes no radar. Ícones como Neil Gaiman, George Perez e Frank Miller são fãs da obra-prima de Jeff Smith.

E agora que podemos ler Bone na íntegra, a vida agora possa fazer mais sentido.

Por Diogo Cunha

Compre o box com a obra completa abaixo:

Comentários

  1. Excelente resenha. Mas vale apontar que a obra prima de Jeff Smith teve sim alguns spin-offs lá fora: Tall Tales, Rose, Stupid, Stupid Rat Tails, Holliday Special, entre outros (inclusive em colaboração com outros artistas).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.