Quadrinhos: Tina – Respeito, de Fefê Torquato (2019, Mauricio de Sousa/Panini)


Vigésimo-quarto volume da Graphic MSP, Tina: Respeito também é uma das mais importantes HQs publicadas pelo selo da Mauricio de Sousa Produções, que desde novembro de 2012 tem colocado nas bancas e livrarias novas interpretações dos personagens da editora realizadas pelas mãos de diversos quadrinistas brasileiros.

Escrita e ilustrada por Fefê Torquato, Tina: Respeito foi lançada em setembro pela MSP em parceria com a Panini em edições com capa dura e cartonada. A HQ conta com 96 páginas, introdução de Mauricio de Sousa, texto de contracapa escrito pela YouTuber Jout Jout e a sempre presente galeria de extras, que contém um pouco da trajetória da personagem.

Assim como Jeremias: Pele, da dupla Rafael Calça e Jefferson Costa, Tina: Respeito também aborda um dos temas mais recorrentes da sociedade atual. Enquanto a graphic novel do Jeremias trata do racismo institucionalizado no dia a dia, aqui Fefê entrega uma HQ sobre assédio sexual, mas não só isso. Respeito é extremamente sensível ao mostrar que o assédio não está apenas na efetivação, mas também permeia o cotidiano de milhões de mulheres diariamente. O Brasil é um país onde o machismo faz parte da cultura, e essa realidade é abordada por Torquato com inteligência em seu trabalho. E é fundamental que em tempos tão estranhos como esses em que vivemos, uma empresa do porto da MSP traga para os seus títulos temas que precisam ser discutidos por todos. Assédio e racismo ainda são tratados como “mimimi” e questões menores por uma parcela considerável da população, e acredito que HQs como Respeito e Pele ajudam a discutir e combater temas tão importantes para a construção de uma sociedade melhor.




Na trama conhecemos Tina, uma talentosa jornalista que realiza o sonho de trabalhar na redação de uma grande revista, mas vê seus objetivos ficarem em segundo plano quando enfrenta um editor que só comprará as suas pautas se ela topar fazer as coisas do jeito que ele imagina. A arte de Fefê Torquato é linda, estilizada e dona de um traço leve que faz tudo levitar. A colorização em aquarela deixa tudo ainda mais bonito. E o roteiro é muito bem construído, alternando passagens mais sutis onde os problemas são apenas sugeridos e uma sequências onde todo o contexto do assédio sofrido pela protagonista é relatado com clareza, tudo isso com uma narrativa gráfica exemplar.

Teve leitor de quadrinhos que reclamou que a Tina está uma "tábua" e perdeu o jeito sexy nesta HQ, em contraste com a forma como a personagem era retratada no passado. Tais comentários só deixam ainda mais claro o quanto certas pessoas seguem não conseguindo entender o que lêem, por mais clara que a história seja (é analfabetismo funcional que chama, né?).

Tina: Respeito é um dos melhores números da coleção Graphic MSP e, assim como Jeremias: Pele, vai além do universo que surgiu e proporciona um debate essencial para o mundo em que vivemos.

Uma das melhores e mais importantes HQs de 2019, parabéns a todos os envolvidos.

Compre com desconto abaixo:

Comentários