História: Black Album, o disco que mudou a vida do Metallica


Quinto álbum do Metallica.

Lançado dia 12 de agosto de 1991.

Gravado entre 6 de outubro de 1990 e 16 de junho de 1991 no One on One Studios, em Los Angeles, mesmo local onde a banda gravou o álbum anterior, ... And Justice for All (1988).

Produção de Bob Rock, que antes havia produzido álbuns do The Cult, Mötley Crüe e David Lee Roth.

A decisão para trazer Rock foi o trabalho que ele fez em Dr. Feelgood (1989), do Mötley Crüe, que deixou a banda muito impressionada.

Lars Ulrich declarou na época: “Sentíamos que ainda não havíamos gravado o nosso melhor disco, e que Bob era a pessoa certa para nos ajudar nisso”.

Bob Rock teve papel fundamental em Black Album e no novo som do Metallica, exercendo uma influência profunda sobre a banda.

Ele sugeriu que os caras começassem a desenvolver as ideias juntos e não separados, ensinou a James Hetfield como usar vocais em harmonia e mudou a forma de James cantar.


Além disso, deu muito mais destaque para o baixo de Jason Newsted, negligenciado e praticamente apagado no álbum anterior, ... And Justice for All. Isso, aliado à afinação em tons mais baixo das guitarras, fez o som ficar muito mais grave, passando uma sensação de peso muito mais latente que a presente nos discos anteriores.

O processo de gravação e produção foi, além de longo, bastante problemático, e resultou no fim do casamento de três dos quatro integrantes do Metallica, com Lars, Kirk Hammett e Jason se separando de suas esposas no período.

O disco foi remixado três vezes, tanto pelo perfeccionismo da banda quanto pela de Bob Rock, e custou aproximadamente 1 milhão de dólares para ser gravado.

O próprio Bob Rock jurou que nunca mais trabalharia com a banda após o final da gravação do disco, mas o sucesso foi enorme e tudo mudou.

Rock permaneceria como produtor do Metallica até St. Anger, lançado em 2003


Aqui há uma mudança significativa no som da banda. Sai o thrash metal dos discos anteriores e entra um som mais focado no heavy metal, mais lento e mais descomplicado, voltado para um público além do nicho do thrash metal alcançado pelo grupo até então.

Uma das razões para essa abordagem mais direta foi o apelo extremamente técnico de ... And Justice for All, com a banda sentindo que as canções do álbum anterior eram muito longas e complexas para serem executadas ao vivo.

O quarteto pensou em batizar o álbum apenas como Five, já que era o seu quinto disco, ou o título de uma de suas músicas.

Acabaram levando o conceito de simplificação colocado nas músicas também para o restante do disco, batizando o álbum apenas como Metallica e optando por uma capa preta, com a logo da banda no canto superior esquerdo e  uma serpente no canto inferior direito.

O disco logo ganhou o apelido de Black Album, e é conhecido até hoje por esse nome pelos fãs.


Seis das doze faixas do disco foram lançadas como singles: “Enter Sandman” (16º lugar na Billboard), Don’t Tread on Me” (21º na Billboard), “The Unforgiven” (top 40 na Billboard), “Nothing Else Matters” (sexto lugar na Inglaterra), “Wherever I May Roam” (2º lugar na Billboard) e “Sad But True” (posição 98 no Hot 100 da Billboard).

Todas, com exceção de “Don’t Tread on Me”, ganharam clipes que rodaram sem parar na MTV na época, e que ajudaram a construir a imagem da banda mundo afora.

O disco traz letras mais introspectivas do que os álbuns anteriores.

Enquanto os quatro discos lançados entre 1983 e 1988 traziam letras que falavam sobre questões sociais, do cotidiano, injustiças e críticas à sociedade norte-americana, aqui James falou mais sobre si mesmo e os seus sentimentos, como nunca havia feito antes.

James declarou que as suas principais influências na hora de escrever as letras foram lendas como Bob Dylan, John Lennon e Bob Marley.

Principal single do disco, “Enter Sandman” fala sobre pesadelos e tudo que os acompanham.

“The God That Failed” fala da morte da mãe de James, Cynthia, que sucumbiu a um câncer porque não realizou o tratamento indicado, já que sua religião não permitia.

“Nothing Else Matters” tem uma letra que fala sobre a falta que James sentia da sua esposa durante as turnês. O vocalista ficou com vergonha de mostrar a canção para a banda porque achava que ela não se encaixava no universo do Metallica, mas a banda adorou e os fãs também, já que a música se tornou um dos maiores sucessos do grupo.


Em relação aos aspectos musicais, há uma onipresente influência de Black Sabbath em todo o disco, e o exemplo mais evidente disso é “Sad But True”, onde a banda não esconde nem um pouco a inspiração na banda de Tony Iommi.

“The Unforgiven” traz influência das músicas de Ennio Morricone, compositor italiano famoso por suas trilhas para filmes de western e autor de “The Ecstasy of Gold”, música presente no filme Três Homens em Conflito, de 1966, e que utilizada na abertura dos shows do Metallica desde 1983.

O disco é o primeiro a não trazer uma música instrumental até então. “My Friend of Misey” originalmente não teria letra, mas a banda acabou optando por colocar uma letra na composição.


Assim que foi lançado, o álbum recebeu elogios generalizados dos mais variados veículos.

A Rolling Stone afirmou em seu review que várias músicas soam como novos clássicos do hard rock.

O Chicago Tribune afirmou que o disco é um ótimo ponto de partida para quem não conhece a banda, com suas canções concisas e produção explosiva.

O Los Angeles Times afirmou que a banda parecia não estar mais apaixonada pelo seu som e abraçou outra sonoridade, em um movimento semelhante ao que Bob Dylan realizou em meados dos anos 1960 ao trazer a guitarra elétrica para a folk music e eletrificar a sua música.

A Melody Maker disse que o disco era provavelmente duas vezes mais pesado do que tudo que a banda havia gravado até então.

A Classic Rock Magazine classificou o disco como o pináculo absoluto da longa e bem sucedida carreira do Metallica e afirmou que o álbum foi o responsável por convencer a indústria a abraçar o metal como um fenômeno de massa.


O disco ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Metal em 1992.

Está na posição 255 da lista de 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos, da Rolling Stone, e na posição 25 da lista de 100 Maiores Álbuns de Metal da revista.

Foi o primeiro álbum da banda a estrear no número 1 da Billboard, vendendo 600 mil cópias na primeira semana de lançamento.

Ganhou Disco de Platina nos EUA, o que significa 1 milhão de cópias, em apenas duas semanas.

Passou quatro semanas consecutivas no topo da Billboard e 488 semanas no Billboard 200. É o terceiro disco a permanecer por mais tempo nas paradas dos EUA, atrás apenas de The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd e Tapestry, de Carole King.

Em 2009 superou Come on Over, de Shania Twain, como o disco mais vendido desde que o sistema SoundScan passou a aferir as vendas de discos no mercado norte-americano.

É o álbum mais vendido nos EUA desde o início da era SoundScan, em 1991.

Aproximadamente 5,8 milhões das cópias vendidas do Black Album foram em fitas K7.

Desde o seu lançamento, nunca vendeu menos do que mil cópias por semana, e durante 2016 vendeu mais de 5 mil cópias durante todas as semanas do ano.

Vendeu mais de 16 milhões de cópias apenas nos EUA e mais de 31 milhões de cópias em todo o mundo.


É o disco de metal mais importante dos anos 1990 e definiu o som do metal a partir de então.

Produção primorosa, som incrível e um trabalho de composição brilhante, tirando a banda do nicho e das limitações do thrash metal e mostrando que tudo era possível para os músicos do grupo.

Melhor performance vocal de James até então.

Um disco espetacular, que ainda é criticado por alguns por ser um ótimo álbum de rock e não se limitar ao metal. Um dos melhores e maiores álbuns de todos os tempos.

É aqui que o som do Metallica muda de forma definitiva, processo esse que seria levado adiante nos injustamente criticados Load (1996) e Reload (1997).


Comentários

  1. Lembro que o vídeo de "Enter Sandman" impactou na MTV Brasil... grande trabalho. Embora ache "Sad But True" um saco a banda mandou muito bem.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente fenomenal, mesmo com o passar dos tempos ainda ouço sem pular uma música sequer, comprei no lançamento em vinil no extinto Mappin da Juscelino em São Paulo, fui no show no parque antártica, inesquecível!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.