Review: Phil Campbell – Old Lions Still Road (2019)



Ainda que maioria dos fãs associe a guitarra do Motörhead ao falecido “Fast” Eddie Clarke, Phil Campbell foi o principal parceiro de Lemmy no instrumento. Aliás, não só isso: Campbell foi também o integrante que permaneceu por mais anos no Motörhead, atrás apenas do lendário vocalista e baixista. Foram 31 anos derramando riffs em um dos trios mais icônicos e amados do rock.

Com a morte de Lemmy na véspera do Natal de 2015, Phil Campbell e Mikkey Dee decidiram seguir com suas carreiras, porém de maneiras diferentes. Enquanto o baterista do Motörhead assumiu o posto no Scorpions e deu um gás sensacional para a lendária banda alemã, Phil seguiu carreira solo. Primeiro, gravou um EP e um álbum ao lado dos filhos no Phil Campbell and the Bastards Sons. Na sequência, lançou em 2019 a sua estreia solo, Old Lions Still Roar, que foi lançado no Brasil em 2020 pela Shinigami Records.

O disco vem com dez faixas e traz uma longa lista de convidados. Participam do disco Rob Halford, Alice Cooper, Danko Jones, Dee Snider, Whitfield Crane (do Ugly Kid Joe) e outros, com cada um dos convidados assumindo os vocais em uma das canções. Além disso, a parte instrumental conta com a presença ilustre de Mick Mars, Joe Satriani e Chris Fehn (do Slipknot). Já dá pra imaginar que o resultado ficou legal, né?

A abertura se dá com a surpreendente “Rocking Chair”, balada acústica com grandes vocais de Leon Stanford. Halford entrega a conhecida majestade em “Straight Up”, e é muito legal ouvir o Metal God cantar de modo mais rasgado uma canção que não tem nada a ver com o que estamos acostumados no Judas Priest, já que a faixa é um rockão bem Motörhead. Ben Ward, do Orange Goblin, brilha em “Faith in Fire”, pesada, arrastada e uma das melhores do CD. Alice Cooper é o destaque em “Swing It”, canção que Campbell parece ter feito sob medida para o vocalista. Nev MacDonald, do Skin, solta o seu belo timbre em “Left for Dead”, baladaça que remete aos discos solo de Zakk Wylde. O peso volta a dar o tom em “Walk the Talk”, com a dupla Danko Jones e Nick Oliveri (ex-baixista do Queens of the Stone Age). Dee Snider dá um brilho todo especial ao rock puro que contagia os ouvidos já nos primeiros acordes de “These Old Boots”, enquanto Whitfield Crane marca presença na boa “Dancing Dogs”. O disco se encaminha para o seu final com a linda “Dead Roses”, com Benji Webbe, vocal da banda galesa Skindred, entregando uma interpretação repleta de feeling em uma das mais belas baladas dos últimos anos. Fechando o álbum, Phil Campbell e Joe Satriani derramam doses enormes de sentimento na instrumental e quase atmosférica “Tears from a Glass Eye”.

Old Lions Still Roar é um disco muito bom, e não se esperaria algo diferente de alguém com o currículo de Campbell. Variado e sólido, mostra que o guitarrista ainda tem muito a entregar e dizer aos fãs.

Se você gosta de rock, ouça e compre.

Comentários