Review: Avatar – Hunter Gatherer (2020)



Formada em 2001, a banda sueca lançou no dia 7 de agosto seu oitavo álbum de estúdio, Hunter Gatherer. O disco foi produzido por Jay Ruston, já conhecido por trabalhos anteriores com o quinteto e também por grandes contribuições com bandas como Stone Sour e Steel Panther.

O álbum abre com “Silence in the Age of Apes”, primeiro single previamente divulgado e inspirado no livro Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari. Ela e a faixa seguinte, "Colossus", retratam em suas letras a ambição desenfreada do homem buscando um processo sem consciência dos efeitos no mundo, traçando uma comparação com a evolução da espécie humana e seus próximos passos, encaminhando para um futuro incerto.

Um dos destaques é a belíssima "A Secret Door", cujos assobios da introdução foram gravados por Corey Taylor, do Slipknot. Alternando entre vocais melódicos e guturais, a música fala sobre uma necessidade de reencontrar a si mesmo e recuperar uma inocência jovial perdida em um mundo corrompido.

O tom pesado segue agora mais acelerado em "God of Sick Dreams" e "Scream Until You Awake", relatando uma banalização da violência diante de um caos cotidiano em uma sociedade adoecida e constantemente negligenciada. O mesmo se mantém em “Child”, porém de forma mais explícita ao mesmo tempo que metafórica. A letra narra a visão de uma criança no enterro de sua mãe, incapaz de aceitar tal realidade e fugindo de todas as formas. Essa é a música liricamente mais pesada do álbum.

A emotiva balada “Gun”, acompanhada apenas por vocal e piano, fala sobre uma criança que teve sua infância perdida por ser obrigada a adentrar em um ciclo de violência por interesses de terceiros e sobre os traumas resultantes no “Eu Lírico”. “Gun” e “Child” são as faixas com o clima mais carregado do disco.

“Justice” e a agressiva "When All But Force Has Failed" narram uma necessidade obsessiva por violência, resultante de um ciclo vicioso como método para atingir vingança e êxito pessoal, sem perceber as consequências.

O CD fecha com "Wormhole", começando com uma introdução inspirada em "Into the Void" do Black Sabbath. Uma das mais agressivas do trabalho, fala sobre um Armageddon iminente e previamente informado diante da realidade apresentada ao decorrer do disco.

Irreverente e sombrio, o Avatar traz em Hunter Gatherer um álbum denso, buscando refletir diante uma sociedade adoecida que parece estar cada vez mais próxima de um colapso.

Por Leonardo Kammer



Comentários

  1. Sonzeira Cadão! Vibe terzo Rammstein, terzo Slipknot, terzo Marylin Manson! E MUITO BONS os vocais limpos, me remeteu à Fleshgod Apocalypse!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.