Ozzy Osbourne: a entrevista do Madman para a GQ Magazine


Ozzy está na capa da nova edição da versão britânica da GQ Magazine. Em uma longa entrevista, o Madman fala sobre diversos assuntos de maneira informal e reveladora.

Como está sua saúde no momento, Ozzy?

Ozzy Osbourne: A cirurgia que eu fiz me deixou totalmente louco. Mas eu quebrei meu pescoço em um acidente de quadriciclo [em 2003] e quando isso sarou apertou minha coluna vertebral, então eu estava tendo todos os tipos de coisas estranhas acontecendo comigo. Eu estava no palco e de repente recebi um forte choque em um lado do meu corpo. Então, uma noite, 18 meses atrás, fui ao banheiro no escuro e simplesmente caí no chão. Eu disse: "Sharon, estou no chão", e ela disse: "Bem, levante-se então!". Mas eu não consegui. Quando você chega aos 70 anos, as comportas se abrem e tudo desmorona. Veja bem, eu já escapei por um longo tempo.

O que mais o está deixando para baixo em 2020?

Devo minha vida à América, mas vi o país enlouquecer. E Trump, ele é um mentiroso compulsivo. Eu o conheci e tudo o que ele me disse foi: "Ozzzzzy."

Você está protegido no momento?

Eu tento o meu melhor. Se eu sair, uso máscara, mas não gosto de usar máscara, então não saio muito. O produtor do meu álbum [Andrew Watt] pegou o vírus. Eu telefonava para ele todos os dias e ele dizia que não conseguia dormir, porque assim que dormia parava de respirar. Ele não é a mesma pessoa agora ... É como qualquer pessoa que teve uma experiência de quase morte: ele se tornou um pouco cuidadoso com a vida. Mas minhas duas netas pegaram e você não pensaria que havia algo errado com elas. Apenas ricocheteou nas duas.

Alguém verificou sua recuperação?

Todas as semanas Elton John liga para minha esposa. Não gosto de sair com este e aquele, mas ele se tornou um amigo da família.

Como Elton acabou no seu álbum?

Quando fizemos Ordinary Man, eu disse a Andrew que me lembrava uma música de Elton e ele disse: “Por que não colocá-lo nessa música?”. Eu pensei: “Não custa nada pedir”. Eu só queria que ele tocasse piano, mas ele acabou cantando também. O cara é um workaholic. A última vez que ele esteve aqui em casa eu perguntei o que ele estava fazendo e ele disse que tinha feito 40 shows em 40 dias! Como você pode fazer isso?! Não faço esse tipo de trabalho desde os 19 anos!


Na década de 1990, você estava tão cansado de fazer shows que chamou uma turnê de No More Tours. Agora você está reagendando as datas para 2022. O que aconteceu?

O problema é que havia algo errado com meu modo de andar e eles disseram para Sharon que achavam que eu tinha um pouco de esclerose múltipla. O que diabos é “um pouco de esclerose múltipa”?. É como me dizer que estou um pouco grávido. Ou estou ou não estou! Mas já tínhamos anunciado a turnê, então ela pensou: "Bem, ele tem esclerose múltipla e vai ficar aleijado, então esta é a turnê de despedida". De qualquer forma, descobri que eu não tinha esclerose múltipla, mas já tínhamos anunciado a turnê, então pensei: “Que porra vou fazer agora? Não quero me aposentar!”. Mas se estou em casa quero estar na estrada e se estou na estrada quero estar em casa. Esse sou eu: nunca satisfeito.

Como o isolamento afetou sua saúde mental?

Estou ficando super maluco agora. Comprei um rifle de ar e estou atirando na parede todos os dias. Estou recebendo 10.000 balas por semana. Bang, bang, bang.

O que você está atirando?

Apenas alvos que fiz. No passado eu atirei em tudo que você poderia atirar. Vacas, ovelhas, bezerros, porcos, todos os tipos de coisas, cães ...

Cachorros?

Não muitos. Um cachorro, e não foi de propósito. Ele estava com muita dor e eu o tirei de sua miséria. Não é como se eu fosse caçar cachorros à noite.

Você costumava trabalhar em um matadouro. Essa experiência alimentou o som do Black Sabbath?

Não, de forma alguma. A única razão pela qual trabalhei lá foi porque tudo começava cedo, e quando você terminasse sua matança poderia ir para casa. Se você tivesse cinco vacas, poderia cuidar das cinco vacas e partir. Meu primeiro trabalho lá foi esvaziar o estômago das ovelhas de toda a porra de comida e merda. Nas primeiras seis semanas vomitei o tempo todo. O cheiro demora um pouco para você se acostumar. Mas estava tudo bem naquele trabalho, gostei da festa, demos risada. Os animais não viram a piada ...


Você também passou um curto período na prisão. O que achou aquilo?

Foi uma experiência que estou feliz por ter feito. Eu não tinha dinheiro para pagar a multa [por roubo] e meu pai se recusou a pagar por mim, então acabei na prisão por três ou quatro semanas. A prisão ficou bem por alguns dias, mas depois fiquei com saudades de casa. Quando eu vejo esses crimes na TV e as pessoas são condenadas a uma eternidade e um dia ... Não sei como eles fazem isso. Eu ouvi uma história brilhante em Nova York. Esse cara sabia que iria demorar um longo tempo, então ele embalou seu traseiro com um monte de pasta de amendoim. Enquanto ele está sentado no banco dos réus, ele coloca a mão dentro das calças e come a pasta de amendoim. Ele queria cair na loucura.

Isso fez alguma diferença?

Sim, fez ...  Ele recebeu uma pena cinco vezes maior!

Eu ouvi que uma pessoa que mora na casa em que você passou a sua infância cobra para dormirem em seu antigo quarto ...

Ele cobra £ 400 por noite. A porra da casa não valia 300 libras! Eles devem estar fazendo uma extensão cara no banheiro. Vou te contar o que foi realmente estranho: voltei para aquela casa muitos anos depois de partir. Quando você é pequeno, tudo parece enorme. Mas aquela casa era eu, minha mãe e meu pai e minhas cinco irmãs e irmãos - oito de nós nesta casa. É tão pequeno que eu penso: "Como diabos nós fizemos isso?".

Você era um grande fã dos Beatles quando criança. Concorda com a teoria de que “Helter Skelter” foi o primeiro heavy metal?

Nah. Não é pesado. É apenas uma música rápida sobre um desordeiro. Talvez você pudesse dizer isso de “You Really Got Me” do The Kinks ou uma música do The Who. Mas eu nem me considero como heavy metal. Eu fiz algumas coisas pesadas, mas também fiz coisas melódicas, baladas.

Já se passaram 50 anos desde o primeiro álbum do Black Sabbath. Você percebeu que estava fazendo algo inovador na época?

Estávamos apenas nos divertindo e, se parecia uma boa ideia, nós gravávamos. Tony Iommi é um guitarrista incrível, não há ninguém que possa inventar esses riffs demoníacos como ele. Ele é o rei. Na época, eu dizia: "Ele não vai conseguir compor um melhor que o último ", e ele sempre conseguia.

Lester Bangs certa vez chamou sua música de “ingênua, simplista e repetitiva”.

O Black Sabbath sempre recebia críticas ruins - críticas ruins de shows, críticas ruins de álbuns. Mas era como o punk: quanto mais você nos odiava, mais os fãs nos amavam. Pessoas que não entendiam diziam: "É uma merda". Mas eu tenho discos de platina em todas as minhas paredes. Não pode ter sido tão ruim!


Você deixou a banda assim que o punk chegou. O que os punks acharam de você?

O punk foi uma derivação do Sabbath. Era totalmente anti-sistema. A única banda de que gostei foi o Sex Pistols. Aquele álbum foi ótimo, ele capturou algo. Mas John Lydon, seja qual for o nome dele, precisa parar de falar merda e voltar a fazer uma música do caralho.

Falando em anti-sistema, foi um conflito encontrar a Rainha?

Quando a conheci [na Party At The Palace para seu Jubileu de Ouro, em 2002], ela olhou para mim e disse [adota uma voz elegante], “Olá. Então isso é o que eles chamam de variedade, não é? .

E o que você falou?

Eu apenas a encarei. Você a vê em selos, você a vê no jornal todos os dias, na televisão ... mas é uma sensação estranha quando você está realmente na frente dela pela primeira vez. Mas eu não teria o emprego dela por nada. Eles não são do planeta Terra, são?

Todo mundo fala sobre você arrancar a cabeça do morcego [no palco em Des Moines em 1982], mas bem antes disso você arrancou a cabeça de uma pomba viva, o que me parece ainda mais brutal ...

Isso era apenas uma coisa na gravadora onde eu estava bêbado às 7h da manhã. Sharon disse: “Quero que você entre naquele escritório e jogue essas pombas para o alto”. Então eu joguei uma e mordi a cabeça da outra. Isso assustou todo mundo. Eles me baniram do prédio depois disso. Eles quase me derrubaram também!

Conte-me sobre sua luta com um piano ...

Isso foi no hotel Le Parker Meridien em Nova York. Eles costumavam ter um pianista perto do bar. Eu estava sentado lá quando uma máquina começou a tocar músicas no piano. A cada dez canções entrava o tema do The Sting [canta “The Entertainer”]. Eu bebi lá o dia todo e, então, quando ele abriu pela 50ª vez, levantei e coloquei meu pé na máquina. Acabei escrevendo uma carta de reclamação para o Sindicato dos Músicos: “Como vocês ousam fazer isso, dando a eles uma máquina em vez de um músico para tocar?”. Seria mais barato conseguir um músico. Eu sei porque tive que pagar por uma nova máquina.

A história de The Dirt do Mötley Crüe sobre você cheirar uma linha de formigas ao lado da piscina é verdadeira?

Isso é muito possível, mas não me lembro.

Deve ser estranho estrelar histórias tão malucas que você não tem nenhuma lembrança pessoal de ter vivido...

Sim, mas é bom para a minha imagem!

Fiquei surpreso ao ler uma antiga entrevista sua, dos anos 1980, em que você fala sobre fazer jogging. Mesmo durante seus dias de pico infernal você estava se mantendo em forma.

Eu não consigo ficar parado. Se não estou suando todos os dias, fico deprimido. Mas o máximo que já corri foi seis milhas e senti que ia morrer. Deus sabe como as pessoas correm 27 milhas na maratona ... Não foi por isso que inventamos os carros?


Quando você fez The Osbournes, estava preocupado em danificar sua imagem de Príncipe das Trevas?

Tinha acabado de fazer o MTV Cribs e a ideia veio daí. Eu não entendo o que as pessoas viram em The Osbournes. Não foi programado. Não gosto de [Keeping Up With The] Kardashians. Acho difícil acreditar que não tenha um script. Mas acabamos por  ter uma equipe de filmagem em nossa casa 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e você acaba enlouquecendo! Você não pode desligar. E depois de três anos de filmagem, as crianças estavam todas drogadas, Sharon estava lutando contra o câncer e então eu disse à família: “Vocês quer continuar?”, e eles disseram: "Não", então decidimos parar.

Você culpa o programa por seus filhos se envolverem com drogas?

Eles eram crianças sendo levadas a bares e clubes e recebendo pílulas e tudo mais. No final, Jack estava tentando ficar sóbrio. Eu estava tentando ficar sóbrio.

Você se arrepende de ter feito a série?

Estou feliz por termos feito isso porque alcançamos um nível diferente de fama. Mas era como a Beatlemania. Não foi divertido. Lembro-me de ir ao McDonald's para usar o banheiro e todos começaram a me perseguir pelo estacionamento. Eu estava apavorado.

As pessoas adoraram The Osbournes porque vocês foram muito abertos emocionalmente.

Acho que é importante dizer aos seus filhos que você os ama. Tento dizer aos meus filhos que os amo todos os dias - por mensagem de texto, por telefone ou pessoalmente.

Teve muita emoção na sua infância? Você poderia dizer a seus pais que os amava?

Não, nunca. Meus pais nunca me disseram que me amavam. Isso não era uma coisa que se fazia em nossa casa. Se eu tivesse dito a minha irmã que a amava, teria tirado a raiva de mim. Mesmo agora, digo à minha irmã mais velha que a amo e ela não vai dizer que me ama de volta. Quando eu era criança, era um sinal de fraqueza dizer a seus pais que você os amava.

Como você reagiu quando Sharon adoeceu com câncer de cólon?

Eu disse: “Não vou fazer mais programas”, e ela disse: “Dê o fora daqui”, porque a estava deixando maluca. Mas quando ela teve sua quimio, isso a deixou totalmente nocauteada. Ela estava tão doente ... o efeito da quimio foi pior do que o câncer.

Você estava encarregado de sua recuperação?

Não, não. Em vez disso, pedi a Robin Williams que fosse até nossa casa para animá-la. Ele tinha aquele filme Patch Adams, onde ele tratava pessoas com doenças terminais com risos, então eu pensei que ele poderia fazer ela rir quando eu estivesse em turnê. Ela adorou. E ela ficou muito chateada quando ele se matou.

Do que você se arrepende?

Eu fiz algumas coisas muito ultrajantes na minha vida. Lamento ter traído minha esposa. Eu não faço mais isso. Tenho sorte que ela não me deixou. Eu não estou orgulhoso disso, estava chateado comigo mesmo. Mas eu quebrei seu coração.

Como a morte de Randy Rhoads afetou você? Eu li em algum lugar que você toma antidepressivos desde então.

Não, isso não é verdade. Mas foi uma época muito deprimente da minha vida. Toda vez que falo sobre isso, a fita daquele dia começa a rodar na minha cabeça. Foi terrível. Era como um filme de terror ruim. A casa estava pegando fogo. O ônibus foi atingido pelo avião. Havia vidro e gasolina por toda parte. E ele era um cara tão legal. Um homem muito gentil, um homem muito pequeno ... mas tão poderoso com seu instrumento.


Você é um homem religioso?

Eu tentei ler a Bíblia, mas está em uma língua que eu não entendo. Alguém deveria fazer uma versão na minha língua: "E então Jesus disse: ‘Cai fora!’.E eis que todos se foderam".

Você uma vez não apedrejou um padre?

Puta que pariu ... Eu comprei um pouco de haxixe e fiz um bolo com ele. Coloquei em uma lata e fui ao pub e disse à minha ex-mulher [Thelma Riley, com quem Ozzy se casou em 1971]: “Não deixe ninguém comer essa porra de bolo. Vai ser ruim”. Enfim, voltei do pub alguns dias depois ...

Alguns dias?

... e fiquei surpreso porque o padre estava em nossa casa, tomando um chá na cozinha com um pedaço deste bolo. Eu não tinha carteira de motorista, mas ele estava caído na minha cozinha, então tive que arrastá-lo pelos cabelos, empurrá-lo na parte de trás do carro, levá-lo até a porta e depois caminhar para casa. Eu não o vi por duas semanas depois disso e pensei que o tinha matado! Então o encontrei  em um bar em um domingo de manhã e ele disse: “Devo ter pegado uma gripe terrível na sua casa. Tive alucinações por três dias e tive que faltar à igreja”. Fiquei aliviado em vê-lo. Puta que pariu, ele está vivo! Porque o motivo de tudo isso foi um grande pedaço de haxixe.

Estou mais surpreso que você tenha um padre em sua casa.

Quando você se muda para o campo, eles tentam fazer com que você faça parte da congregação e dê as boas-vindas à comunidade. Eles convidam você para um bate-papo, vêem se você quer confessar algumas coisas.

Você não gostou?

Se eu tivesse ido ainda estaria lá agora, confessando todos os meus pecados!

Conte-me sobre a época em que cientistas sequenciaram seu genoma para entender sua constituição ...

Acho que descobriram que tem um grande buraco nele. Não me lembro o que encontraram, para ser honesto com você. Sempre digo que não fiz mais ou menos do que ninguém. Mas eu tive sorte, realmente. Todos os dias eu estava tendo uma overdose.

O que você acha que acontece depois que você morre?

[Uma pausa.] Eu vou deixar você saber. Diga-me onde você mora e enviarei um cartão quando chegar lá.

Por Zak Maoul

Tradução de Ricardo Seelig


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.