O que é música pop?


A música pop, mais do que qualquer outro gênero, está intimamente ligada às forças econômicas da produção e do consumo em massa. Os primeiros padrões populares foram resultado do novo mercado de partituras no século XIX. Pela primeira vez, os compositores poderiam ganhar a vida produzindo música diretamente para os consumidores, sem a necessidade de seguir um programa itinerante ou ter patrocinador/mecenas que os apoiassem. A invenção do cilindro fonográfico no final do século XIX e a tecnologia de discos mais duradoura desenvolvida no início do século XX levaram a padronização das canções e o potencial de consumo em massa um passo adiante.

A música não erudita na primeira metade do século XX era amplamente referida como música "popular", e não música "pop". No entanto, a música popular produzida entre 1900 e 1940, que agradava aos gostos mais convencionais do público dos Estados Unidos, é definida de maneira geral como pop tradicional.

A dinâmica economia pós-Segunda Guerra Mundial e o advento do rock and roll trouxeram uma nova era de consumo para o público jovem e a primeira onda de celebridades do pop adolescente. Várias fontes sugerem o uso da palavra "pop" desde bem antes dos anos 1950, mas certamente foi durante a década de 1950 que o termo se consolidou como um fenômeno cultural.

Como "pop" pode simplesmente significar o que é ou foi popular em muitas épocas e lugares diferentes, defini-lo de maneira mais restrita como um gênero musical real é indiscutivelmente mal aconselhado. No entanto, a maior parte da música pop compartilha muitos traços distintos. A música pop geralmente é projetada para ser cativante, com uma batida ou uma melodia ou uma letra ou um gancho (ou todos os quatro) que são facilmente acessíveis, especialmente para os jovens. Também é produzida, muitas vezes por equipes grandes e especializadas, de forma a remover quaisquer arestas.

A música pop, mais do que o rock, também tende a enfatizar o vocalista como o intérprete principal. Como tal, as canções pop costumam ser um tanto curtas, com apenas breves intervalos instrumentais. Uma estrutura básica de introdução / verso / refrão / verso / refrão, ou alguma variação suave dessa fórmula, é muito comum na música pop e permaneceu praticamente intacta ao longo dos anos.

Na década de 1960, os Beatles trouxeram o pop rock para o primeiro plano e, ao fazê-lo, desafiaram algumas noções de quais arestas poderiam ser permitidas dentro da construção básica do pop. Na década de 1970, muitos artistas de soft rock foram em outra direção e suavizaram o pop. No final da década, entretanto, a disco music havia levado o pop em uma direção ainda mais orientada para a dança.

O pop e o R&B sempre coexistiram com uma grande quantidade de crossover. Na década de 1980, essas linhas foram borradas ainda mais quando Michael Jackson foi coroado o Rei do Pop. No século 21, o hip hop se tornou uma grande influência na música pop, com muitas estrelas empregando os maiores produtores de hip hop para ajudar a criar seus sucessos.

A música pop também se globalizou enormemente (por exemplo, C-Pop, K-Pop, Indian Pop e Latin Pop), refletindo tanto uma economia global quanto uma classe de consumo crescente na maior parte do mundo.


Comentários