O que é rock?


O rock é um gênero amplamente popular e vasto, que reúne uma ampla gama de estilos diferentes. Suas origens estão em gravações realizadas nos Estados Unidos no final dos anos 1940 que combinavam elementos de blues e swing, com maior destaque dado ao papel da guitarra elétrica, proveniente do Chicago Blues.

Embora o termo "rock" tenha sido originalmente usado por alguns músicos de blues no final dos anos 1930 para descrever a versão mais obscena de sua música com canções de tempo mais rápido, ele não foi gravado até o final dos anos 1940.

O rock em sua forma original era um tipo de música baseada em canções que normalmente usavam uma estrutura verso-refrão com um ritmo marcante e com a guitarra na linha de frente, o que tornava a música mais pesada e mais rápida que seus gêneros predecessores.

O rock desde seu início simbolizou a contracultura e serviu como veículo de rebelião e protesto, embora a proliferação do estilo tenha diluído a importância dessa característica como aspecto central.

O rock se originou no sul dos Estados Unidos e se tornou popular na década de 1950 por meio de suas duas formas originais, o rock and roll e o rockabilly. O primeiro termo é usado para descrever músicos como Little Richard e Chuck Berry, enquanto o segundo para definir nomes como Carl Perkins e foi popularizado pelas primeiras gravações de Elvis Presley.

O rock inglês evoluiu do blues via skiffle, um gênero derivado do jazz e do folk. Na década de 1960, a chamada Invasão Britânica com bandas como The Rolling Stones e The Beatles ajudou a reviver o interesse popular no gênero e cimentá-lo na cultura popular em ambos os lados do Oceano Atlântico. Essas bandas tendiam a recriar elementos do blues americano e rock and roll e fundi-los com a música popular no Reino Unido, o que gerou uma influência cruzada entre os EUA e a Inglaterra e levou a um boom de popularidade.


Durante a década de 1960 o rock se expandiu para além de suas raízes tradicionais e começou a incorporar aspectos cada vez menos convencionais. Conforme o rock se tornou popular, o pop rock se desenvolveu como uma versão mais acessível do estilo. A década de 1960 também viu o desenvolvimento do folk rock, que foi amplamente usado em protestos em todo o mundo e posteriormente levou à criação do rock psicodélico, influenciado por drogas alucinógenas.

O rock progressivo também surgiu na década de 1960 e envolvia o uso de outros instrumentos, como teclados, bem como composições geralmente mais complexas e experimentais.

Na década de 1970 o hard rock, influenciado pelo rock de garagem e pelo blues rock, com vocais mais agressivos e distorções de guitarra mais pronunciadas, ganhou destaque. O hard rock lançou as bases para o heavy metal, que aumentou ainda mais a intensidade e mais tarde evoluiu para muitos subgêneros diversos.

O teatral e exagerado glam rock foi desenvolvido no início dos anos 1970 e viu uma enorme popularidade na primeira metade da década. O punk rock decolou em meados da década de 1970 e se concentrou em um som agressivo e despojado, bem como em uma estética contracultural. A cena punk influenciou tanto o mainstream quanto o underground na década de 1980 e deu origem a new wave, ao pós-punk, ao rock alternativo e ao indie rock.

O rock continua a evoluir, se fragmentar e se cruzar com outros gêneros. Vários subgêneros alcançaram popularidade tanto no underground quanto no mainstream, e várias cenas regionais foram desenvolvidas.

Passados quase oitenta anos do surgimento de suas primeiras raízes, o rock segue sendo uma força comercial e continua a influenciar e definir a cultura popular em países de todo o mundo.


Comentários

  1. O texto é um ótimo resumão da história do rock, mas seu último parágrafo está totalmente desconectado da realidade, pois o rock perdeu todo o seu poder de "influenciador cultural" na sociedade contemporânea e não tem mais relevância comercial nenhuma nesta mesma sociedade! O estilo caminha para ser algo semelhante ao JAZZ, BLUES, ÓPERA ou MÚSICA CLÁSSICA, ou seja, música de nicho. E falo isso com muita tristeza...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.