Review: Jimmy Page & The Black Crowes – Live at the Greek (2000)


Em 1999, Jimmy Page saiu de sua reclusão pós-Led Zeppelin e tocou durante duas noites com o The Black Crowes. Os shows foram realizados nos dias 18 e 19 de outubro no Greek Theatre, em Los Angeles, e trazem a banda norte-americana mergulhando no catálogo de clássicos do Led Zeppelin na companhia de seu criador.

Histórico por si só, o encontro gerou um álbum duplo ao vivo intitulado Live at the Greek, lançado em 29 de fevereiro de 2000 e que imediatamente foi elevado ao status de clássico. Page voa alto tendo os Crowes como base, enquanto a banda apresenta uma performance irretocável e que justifica todo o status que o quinteto tinha no período. Na época o Black Crowes era formado por Chris Robinson (vocal), Rich Robinson (guitarra), Audley Freed (guitarra), Eddie Harsch (teclado), Sven Pipien (baixo) e Steve Gorman (bateria).

Live at the Greek foi disponibilizado em CD duplo e LP triplo e traz vinte faixas. O show passeia pela carreira do Led Zeppelin através de hits como “Heartbreaker” e “Whole Lotta Love” e mergulha em canções que fogem do óbvio quando se fala da banda de Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, revisitando músicas maravilhosas e muitas vezes esquecidas como “Custard Pie”, “What Is and What Should Never Be”, “Ten Years Gone”, “Your Time is Gonna Come”, “The Lemon Song” e “Out on the Tiles”. O repertório ainda revisita faixas marcantes de Jimmy Page antes de ele montar o Zeppelin, como é o caso de “Shape of Things to Come”, dos tempos do Yardbirds.

Chris Robinson, apesar de não ser fã do projeto, canta de forma incrível. O vocalista declarou que encarou o show “apenas como um trabalho, não foi algo que me diverti muito. Jimmy é um guitarrista fenomenal, mas não sou grande fã das letras de Plant e da sua forma de cantar, então foi um pouco chato para mim”. 

Um fato que muitos desconhecem é que a banda tocou também algumas músicas do seu próprio repertório acompanhada por Page, mas essas faixas não entraram no disco por questões contratuais. Canções como “Wiser Time”, “Remedy” e “Hard to Handle” foram tocadas no palco do Greek e estão disponíveis apenas em bootlegs. Outra curiosidade é que o CD japonês vem com duas faixas bônus: “Misty Mountain Hop” e “In the Light”.

Jimmy Page gostou tanto da experiência que se ofereceu para produzir o próximo disco dos Crowes, mas Rich Robinson recusou a oferta, já que, segundo ele, Lions (2001) já estava em processo avançado de gravação. Page chegou inclusive a sugerir que os Crowes o acompanhassem em um possível álbum de estúdio com canções inéditas, porém a postura de Rich irritou profundamente Jimmy, que encerrou a parceria de forma abrupta e sem maiores explicações.

Live at the Greek é um um disco excelente e um título obrigatório na coleção de qualquer fã de Led Zeppelin e The Black Crowes. Infelizmente o álbum está fora de catálogo no Brasil, mas se você encontrar esse disco pela frente compre na hora, porque vale muito a pena.


Comentários