Quadrinhos: A Bruxa Margaret, de Jim Broadbent e Dix (2020, Darkside Books)


Um dos artistas mais importante da pintura renascentista, o pintor holandês Pieter Bruegel produziu o quadro Dulle Griet em 1563. O título pode ser traduzido como Mulher Louca e a obra tem como destaque a personagem principal se dirigindo à porta do inferno com uma armadura. Repleto de lendas, o quadro fascinou o ator britânico Jim Broadbent (de Harry Potter e Game of Thrones), que em parceria com o ilustrador inglês Dix adaptou a obra para uma HQ.

A Bruxa Margaret (144 páginas, capa dura) é um quadrinho poderoso e sombrio, desconfortável em diversos momentos, e que consegue transportar a mística da obra de Bruegel para os leitores. A arte de Dix é perturbadora e assustadora, com uso de tons cinzas e escuros, além de traços disformes para construir os personagens. Já a narrativa de Broadbent é econômica, com um roteiro de palavras que quase parece um poema que ganha novos versos a cada virada de página.



O resultado é uma HQ que não é para todo mundo, mas todo mundo que se aventurar por suas páginas certamente será impactado, pois não há como fugir da força da obra. Ela prende o leitor, seja pelo estranhamento que a arte transmite ou pelo poder da personagem principal, que parece enfeitiçar quem está do lado de cá.

Experimente. Incólume você não ficará.

Compre com desconto abaixo:

Comentários