O que é samba?


O samba tem sua origem no século XIX a partir da mistura de vários gêneros musicais africanos e é considerado uma das mais importantes manifestações da cultura brasileira.

A forma originária do samba baseia-se em pequenos círculos de cantores e instrumentistas (o chamado samba de roda), e cuja influência vem diretamente da música presente nas rodas de capoeira, exemplificando as raízes africanas do gênero. Esse movimento teve início na Bahia e logo se espalhou por todo o litoral brasileiro. Mas foi no Rio de Janeiro que o samba se desenvolveu como um gênero musical distinto, com uma sonoridade mais moderna em relação ao samba de roda, com influências de outros gêneros como polka, maxixe, iundu e xote.

Na década de 1930, apesar da existência de outros estilos de samba regionais, o samba urbano do Rio de Janeiro tornou-se o mais proeminente por meio da associação com o carnaval, aumentando enormemente sua exposição e popularidade. Sua adoção pela cultura carnavalesca elevou o samba de um fenômeno percebido na costa brasileira para um gênero de identidade nacional, eventualmente levando à fama global. Ao mesmo tempo, os outros estilos regionais e menos populares de samba acabaram absorvendo influências e se tornaram mais próximos do samba carioca, mas ainda contribuíram ao longo das décadas para o desenvolvimento do samba como é conhecido mundialmente hoje.

Musicalmente, o samba é estruturado na maioria das vezes em um compasso 2/4, executado por palmas ou instrumentos de percussão como surdos, tantãs, pandeiros, tamborins e cuícas. Instrumentos de corda, mais comumente o cavaquinho e o violão, servem como acompanhamento. A partir das décadas de 1940 e 1950 instrumentos de sopro como flautas, trombetas e trombones foram acrescentados por influência de orquestras norte-americanas. Teclados e outros instrumentos eletrônicos foram introduzidos no início dos anos 2000, criando uma forma de samba muito distinta do som tradicional chamada pagode.

Alguns dos mais notáveis ​​intérpretes e compositores do samba incluem nomes como Cartola, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Jorge Ben, Elza Soares, Chico Buarque e Carmem Miranda.


Comentários