Raridades do Black Sabbath | Parte 2 - Bootlegs da tour do primeiro álbum


Antes do lançamento do primeiro disco auto intitulado do Black Sabbath em uma sexta-feira 13, em fevereiro de 1970, os rapazes de Birmingham já tocavam ao vivo parte do repertório do álbum, além de alguns covers de blues.

O mais antigo deles mostra a banda tocando em Dumfries, na Escócia, em novembro de 1969. Nesse bootleg, além de um trecho ao vivo da raríssima "Song for Jim" com Tony Iommi tocando flauta lembrando um pouco sua experiência com o Jethro Tull, temos uma rara versão de "Warning" e "NIB" com a letra ligeiramente diferente. Essa edição é um bootleg lançado pelo selo Witch House Records, de Luxemburgo, em 2016.



O bootleg Live in Lausanne, April 1970, apresenta uma excelente gravação na Suíça da banda tocando versões de "War Pigs" e "Fairies Wear Boots", além de um excelente cover do blues "Blue Coat Man", de Eddie Boyd. Esse boot é belíssimo, lançado em 2018 pelo selo europeu Dead Man Records, com capa em gategold e vinil em 180 gramas. Existem edições em CD desses bootlegs, e sei que existe uma versão estendida desse show da Suíça lançado pela Top Gear da Espanha e com a inclusão da raríssima execução ao vivo de "Sleeping Village".



Por fim, o bootleg em CD Return to 1969, que apesar de informar ser  um show na Inglaterra em agosto de 1969 trata-se na verdade de uma apresentação em Berlin em junho de 1970, conhecido entre os colecionadores como Audimax 1970, com várias músicas do disco Paranoid, que seria lançado no final daquele mesmo ano. Esse CD é um bootleg japonês bem raro, lançado em 1996 pelo selo Element of Crime.



Se você estiver curioso com o conteúdo, o áudio do Dumfries foi postado no canal oficial da própria banda:



Por Airton Tonon

Fã e colecionador de Black Sabbath


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.