Review: Gojira - Fortitude (2021)


O Gojira é uma daquelas bandas que estão sempre desbravando novas fronteiras sonoras. Foi assim em Magma (2016), um trabalho que se apropria dos elementos do metal moderno e os ressignifica em canções densas, introspectivas e cheias de variações. E não é diferente em Fortitude (2021).

As antigas referências continuam a ser retrabalhadas com maestria. “Born for One Thing” e “Amazonia” iniciam o álbum com muito groove e ótimos riffs, trazendo uma forte influência do Sepultura de Chaos A.D. (1993) e Roots (1996), mas sem perder a identidade. Elementos discretos que remetem ao Pantera aparecem em ”New Found”, e “Sphinx” dialoga com o Morbid Angel de Domination (1995), fazendo lembrar os primórdios do Gojira.

Mas a banda expande seu universo sonoro com a adição do stoner, do grunge e até do pop oitentista nas excelentes “The Chant” e “The Trails” (esta também com um forte acento gótico e algo de nu metal).  

No geral, o Gojira opta por um certo minimalismo, uma aparente simplificação da estrutura das músicas, e isso torna Fortitude, em comparação com Magma, um álbum mais acessível e mais pop, no melhor sentido dessas expressões. Pode-se imaginar que esse é o trabalho que fará o quarteto dos irmãos Duplantier conquistar uma maior fatia do público.

Trata-se de uma experiência sonora muito marcante, que novamente mostra o quanto a música continua viva e pulsante em 2021, amenizando um pouco essa época terrível que estamos vivendo.

Por Pedro Junior da Luz Teixeira

Comentários

  1. e que, graças ao bom Deus, sairá fisicamente no Brasil o que, sempre, é um balsamo para aqueles que, como eu, preferem ouvir e sentir a musica de verdade à ter que escutar musica em celular, geralmente até a metade dela e, logo depois, descartar, alimentando nosso momento de musica biodegradável dos streamings da vida

    ResponderExcluir
  2. O que o Fábio disse acima é exatamente o que penso. O cd físico me "obriga" a dar a devida atenção para a obra, no caso o novo do Gojira que tá excelente! Isso obviamente não é uma regra, só mais uma opinião.

    ResponderExcluir
  3. uma das melhores bandas do mundo, a cada álbum vem evoluindo. Descobri Gojira fazendo uma tatuagem ( Black Work ), foi tão sensacional a experiência musical que esqueci ate a dor da Tattoo. Gostaria muito que os CD tivessem a opção de capa no tamanho do LP!

    ResponderExcluir
  4. Ainda sou a favor do cd fisico. Pena que não tenho muito espaço, mas a minha preferência continua pela midia fisica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.