Review: ZSK – Ende der Welt (2021)


O ZSK é uma banda alemã formada em Berlim em 1997 e totalmente desconhecida no Brasil. Por isso, surpreende o lançamento de um álbum do grupo em versão nacional. Ende der Welt é o trabalho mais recente do quarteto, saiu na Europa agora em 2021 e ganhou uma bonita edição nacional pela Shinigami Records.

O som do ZSK é um punk com influência de ska, meio na linha do Rancid e que chega a lembrar levemente o Bad Religion e até mesmo o The Clash em alguns momentos, com bastante melodia, energia e uma proliferação de refrãos grudentos. As letras, todas cantadas em alemão (a única exceção é “No Justice”), dão o toque exótico ao som, que é muito bem feito e bastante agradável de se ouvir. Além disso, a banda milita por causas urgentes como a luta contra o racismo e o combate ao neonazismo, em um posicionamento mais do que necessário nesses tempos em que vivemos. 

Entre as doze canções, destaques para “Ich feir euch”, “Die Kids sind okay”, a faixa-título, “Alle meine Freunde”e “No Justice”, essa última a única cantada em inglês e com o grito de guerra “no justice, no peace, no racist police” no refrão.

Se você gosta de conhecer bandas fora do eixo padrão do rock, esse disco tem tudo pra agradar seus ouvidos. Um lançamento surpreendente, e muito legal, da Shinigami Records.


Comentários

  1. Vou dar um confere. Bem lembrado, nesses tempos é super importante ter banda com este posicionamento.


    ResponderExcluir
  2. Meu chapa escuta STOMPER 98 também da Alemanha ! Umas das melhores banda nessa pegada punk oi !

    ResponderExcluir
  3. Meu chapa escuta STOMPER 98 também da Alemanha ! Umas das melhores banda nessa pegada punk oi !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.