Raridades do Black Sabbath | Parte 5 – Edições Deluxe e Super Deluxe da era Ozzy Osbourne


Faixas bônus ou raridades do Black Sabbath em reedições do catálogo pareciam não ser uma prioridade nos lançamentos da banda. As únicas opções sempre foram comprar singles com versões editadas ou diferentes ao vivo, normalmente importados, ou então pagar ainda mais caro pelos vários bootlegs lançados ao longo dos anos.

Mas, em 2009 a Sanctuary (Universal) surpreendeu os colecionadores com uma sequência de lançamentos da banda com muito material inédito, outtakes, b-sides, etc. Esses discos tem uma luva transparente que protege o digipack e deixa as embalagens muito bonitas, além de encartes e material gráfico muito caprichados.


O primeiro lançamento foi uma versão tripla de Paranoid contendo o disco original, um DVD 5.1 com a mixagem quadrafônica do álbum, além de um terceiro disco com todas as músicas em versões alternativas. Algumas faixas sem o canal de voz, outras com letras ligeiramente diferentes, material muito celebrado pelos fãs. A experiência com o DVD áudio em um home theater é bem interessante e é exclusivo, pois é o único DVD na coleção deluxe. Me lembro de comentários de outros colecionadores sobre edições quadrafônicas do Sabbath Bloody Sabbath. Quem sabe ainda será relançado um dia.

Logo em seguida também foi lançada a edição dupla do primeiro álbum da banda com muitas versões curiosas, faixas instrumentais e outros outtakes. Destaco uma curiosíssima versão de “Evil Woman (Don’t Play Your Games With Me)”, que é um cover da banda americana Crow que sempre fez parte das edições nacionais do álbum, mas aqui em uma versão que realça os metais imperceptíveis nas mixagem originais.

E ainda em 2009 uma das joias mais legais da série deluxe do Sabbath, a edição dupla de Master of Reality, contendo versões muito interessantes, gravações com Ozzy ainda criando as melodias com letras incompletas, ótimos takes de “Lord of This World” e “Into the Void” com arranjos inéditos com inclusão de piano e slide guitar. Mas o grande destaque é “Weevil Woman”, uma composição realmente inédita do quarteto.

Também foi relançado o disco Past Lives de 2002 no mesmo formato, e posteriormente os três primeiros álbuns do Sabbath deluxe foram lançados também em vinil duplo, contendo sempre o disco original e o LP bônus com os outtakes, mas sem acréscimo de material inédito. Optei por não adquirir esses por conta dos custos das edições importadas na época.

A série da Sanctuary prosseguiu com álbuns das fases posteriores do Sabbath até 2011, que falaremos em outra ocasião, mas em 2016 e mais recentemente em 2021 a grande novidade foi o lançamento de caixas ainda mais completas da banda. Paranoid Super Deluxe, lançamento da Rhino (Warner), reaproveitou parte do material de 2009, além de um pôster, um livro capa dura contando a história do disco e o tourbook em miniatura. Apesar de não incluir o DVD, a caixa traz também os lançamentos oficiais dos bootlegs Live Montreux 1970 e Live in Brussels 1970.



Vale observar as citações nos livros e encartes tanto de Paranoid quanto de Master of Reality das capas brasileiras que comentei anteriormente.

Paranoid foi relançada em 2020 com o mesmo conteúdo em CD mas também em vinil com cinco discos, para celebrar os 50 anos de álbum. E em fevereiro de 2021 mais uma grande surpresa com o lançamento de Vol. 4 Super Deluxe. Seguindo o mesmo formato, com pôster, livro e várias versões outtakes e instrumentas das canções do disco, em quatro CDs ou cinco LPs. Meus destaques são as mixagens dos discos bônus, realizadas por Steven Wilson, com curiosas versões de “Changes”, “Snowblind” e “Wheels of Confusion”, e o ao vivo Live in the UK 1973. Trata-se de uma versão melhorada do álbum Live at Last, com o set list dos shows na ordem correta do apresentado pela banda em 1973, além da substituição das faixas “Tomorrow’s Dream”, “Sweet Leaf” e “Snowblind” originalmente gravadas em Manchester por versões do Rainbow Theater. Eu considero essa a versão definitiva de Live at Last.


Foi anunciado para junho de 2021 o lançamento nos mesmos padrões da caixa Sabotage Super Deluxe, contendo o famoso bootleg Astbury Park, de 1975. Prepare seu bolso!

Por Airton Tonon

Fã e colecionador do Black Sabbath


Comentários

  1. Obrigado! O meu Sabotage está a caminho para completar a série. Chegando essa caixa deverei incluir as impressões em um próximo capítulo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.