Raridades do Black Sabbath | Parte 6 - Singles da era Ozzy Osbourne (1970 – 1978)


Quando eu comecei a colecionar os discos do Black Sabbath nos anos 1980, não sabia muito sobre compactos e nem tinha a pretensão de obter esse tipo de lançamento. Mas a coletânea dupla We Sold Our Soul for Rock 'n' Roll (RGE/Fermata – 304.1081/82), lançada oficialmente no final de 1975, trazia uma faixa até então inédita aqui no Brasil, o que despertou minha curiosidade sobre singles. Inicialmente, "Wicked World" foi lançada na Inglaterra apenas como lado B do primeiro compacto 7 polegadas da banda, "Evil Woman / Wicked World". A partir de 1996, as versões em CD do primeiro álbum lançadas pela Castle incluíram a música, que fazia parte apenas da versão norte-americana do disco.

Esse compacto não foi lançado no Brasil, bem como a maioria deles ao longo dos anos, salvo algumas raras exceções. A minha edição mais antiga é um single 7 polegadas de “Iron Man / Electric Funeral” lançado em 1971 (edição americana da Warner Bros - 7530). A faixa “Iron Man” em compactos costuma ser lançada em versão reduzida (single edit) com duração bem menor que a original presente no álbum Paranoid (1970).



No Brasil são fáceis de encontrar dois compactos com faixas do disco Vol 4. “Tomorrows Dream / Laguna Sunrise”  (Cia Brasileira de Discos Phonogram - 6059 061) foi lançado no Brasil em 1972, além do compacto duplo 4 Top Hits from England Vol. 5 (RGE/Fermata  - 302.1030) com “Changes” e canções de outros artistas, lançado em 1976.

Estou procurando uma edição nacional com faixas de Sabbath Bloody Sabbath, normalmente vendidas com preços acima da média e em condições precárias, mas garimpei anos atrás um compacto inglês de 1978 45 RPM de “Never Say Die / She’s Gone” (Vertigo - SAB 001) e uma edição americana de 1987, que parece pertencer a uma série chamada Back to Back Hits, contendo “Paranoid” e “Iron Man” (Warner - GWB 0312).



Com a proliferação dos gravadores de CDs no final dos anos 1990 consegui obter algumas raridades com amigos que vendiam bootlegs, reunindo em coletâneas as versões raras editadas, mas foi na virada do novo milênio que as dificuldades em obter os singles da formação original do Black Sabbath acabaram. No ano 2000 foram lançadas caixas em CD e vinil contendo novas prensagens com seis discos. Eu comprei a versão em CD numerada da Castle/Sanctuary (CMKBX002) lançada na Inglaterra. É uma edição bonita numerada, com pôster e discos em formato mini LP, mas que para o colecionador mais exigente peca por não trazer as músicas nas versões editadas, como saíram nos lançamentos originais de época.



A partir de 2012, algumas das caixas com os relançamentos em vinil dos álbuns a formação clássica traziam como bônus compactos em 7 polegadas. Eu tenho a primeira delas, Black Sabbath ‎– The Vinyl Collection 1970-1978, com a reedição de “Evil Woman / Wicked Word”, o primeiro compacto que finalmente passou a fazer parte da minha coleção.

E finalmente o melhor de todos esses relançamentos, a caixa Supersonic Years – The Seventies Singles Box Set (BMG CAT188BOX), edição britânica de 2018 contendo dez compactos em 7 polegadas reproduzindo os conteúdos raros em versões editadas da década de 1970. Você que é colecionador do Black Sabbath e se interessa pelo formato e seus B sides raros, recomendo comprar essa caixa ainda disponível em importadoras. Abaixo, o conteúdo das duas caixas de singles, em CD e vinil.







Por Airton Tonon

Fã e colecionador do Black Sabbath


Comentários