Review: Adrian Smith & Richie Kotzen – Smith/Kotzen (2021)


Julia e Nicole são vizinhas e muito amigas. A aproximação das duas acabou fazendo com que seus maridos também se tornassem amigos. E, por acaso, os esposos da dupla são dois músicos conhecidos em todo o planeta: Adrian Smith, guitarrista do Iron Maiden, e Richie Kotzen, artista solo e integrante do The Winery Dogs. A amizade evoluiu e se estendeu para a música, e o resultado foi um álbum de canções inéditas.

Smith/Kotzen foi lançado em março e traz nove canções. Adrian e Richie se dividem nos vocais e baixo, duelam nas guitarras e contam com as participações especiais de Nicko McBrain (companheiro de banda de Smith no Iron Maiden, que assume a bateria em “Solar Fire”) e de Tal Bergman (baterista da banda solo de Kotzen, que toca em três músicas) – a bateria das faixas restantes ficou a cargo do próprio Kotzen.

Produzido por Kevin Shirley, Smith/Kotzen é um álbum de blues rock contemporâneo que traz algumas pitadas de rhythm and blues, andamentos funkeados em certas composições e, claro, a presença de elementos de hard rock. O heavy metal clássico do Maiden passa longe do disco. A divisão de vocais entre Adrian Smith e Richie Kotzen é bem balanceada, com duetos que se proliferam, assim como os solos e riffs, que são divididos de maneira harmônica.

É muito bom ouvir Adrian Smith cantando novamente. Dono de um belo timbre de voz, o guitarrista do Iron Maiden não esconde suas influências de blues e entrega um feeling profundo em seus vocais. Em relação à guitarra, a abordagem é totalmente diferente da utilizada na clássica banda inglesa, com Smith também bebendo doses generosas de blues e tocando de maneira ainda mais sentimental, tirando solos belíssimos e muito inspirados de seu instrumento.

Richie Kotzen, dono de uma voz privilegiada, canta aqui de forma mais cadenciada do que no The Winery Dogs e em sua própria carreira solo, encaixando a voz em canções carregadas de emoção. Seu timbre é muito bonito e ele o explora com imenso talento. Em relação à guitarra, ainda que pessoalmente eu prefira o trabalho mais clássico de Adrian nos solos, Kotzen também mostra a que veio.

Entre as músicas, destaques para os singles “Taking My Chances” e “Scars” (com lindos vocais de Adrian Smith) e também para “Running”, para o blues classudo “Glory Road”, “Solar Fire” (com Nicko McBrain arregaçando na bateria) e “You Don’t Know Me”, cuja parte final conta com uma espécie de reinício e belíssimos solos de guitarra.

Um muito obrigado à brasileira Julia Lage, esposa de Richie Kotzen (vale mencionar que ela também é baixista), e à Nicole Smith, esposa de Adrian Smith. Os jantares regados a vinho divididos pelos dois casais renderam mais que boas histórias e risadas gostosas. Eles nos deram um álbum muito agradável de seu ouvir. 

Que seja o primeiro de muitos outros.


Comentários

  1. Um dos melhores álbuns do ano. Com certeza!

    ResponderExcluir
  2. com certeza absoluta uma gratíssima surpresa deste ano, ótimo album, agradecimentos a bmg pela bela edição nacional, percebi que a quantidade de lançamentos fisicos, pelo menos na nossa area, aumentou bastante esse ano em relação ao ano passado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.