Review: Renan Lourenço – Inception (2021)


Renan Lourenço é um guitarrista de Londrina, no Paraná, e que já atua na música há um certo tempo, com passagens por bandas como Cometz, Badfripp e Hellpath. Além disso, é também educador e uma boa dica para conhecer e acompanhar o seu trabalho é fazer a inscrição em seu canal no YouTube.

Inception é o primeiro álbum de Renan e foi lançado em maio pela Alternative Music em CD, e também está disponível nos apps de streaming. Trata-se de um disco de música instrumental voltado para a guitarra, na linha de grandes mestres como Joe Satriani. Com produção do próprio Renan Lourenço ao lado de Alexandre Bressan,  traz nove composições de autoria do guitarrista e conta com as participações especiais do tecladista Derek Sherinian (Black Country Communion, Sons of Apollo, Dream Theater) e de Edu Ardanuy, um dos maiores guitar heros do Brasil e que fez história no Dr. Sin.

O que me chamou muito a atenção no álbum é a musicalidade ampla de Lourenço, sentida nas melodias cativantes presentes em todo o trabalho e que contrastam com o que se espera ouvir em um álbum solo de um guitarrista com grande capacidade técnica (como é o caso aqui). Nesse aspecto, Renan aprendeu muito com o Satriani e Eddie Van Halen, que sempre colocaram a música à frente de suas técnicas absurdas. Outro ponto de destaque é a amplitude musical de Inception, que tem a sua base no hard rock mas transita por diversos outros gêneros como fusion, jazz, metal, samba e música regional brasileira.

Acompanhado por uma banda muito competente, Renan entrega um álbum sólido e que traz grandes momentos. Derek Sherinian marca presença na faixa de abertura, “Mother Nature”, enquanto Edu Ardanuy duela com Lourenço em “Pandemia”. A sensibilidade do músico é externada na acústica “Faca Sem Ponta Não Fere”, enquanto “Dirty Channel” mostra Renan caminhando pelas trilhas do blues. “La Inspiracion” é uma canção que começa mais lenta e cheia de melodia, na tradição das grandes baladas instrumentais como “Always with Me, Always with You” e “For the Love of God”, e evolui para um belo hard com solos faiscantes e inspiradíssimos.

Mas a grande música de Inception é “Real Life Dream”, onde a guitarra ganha a companhia do acordeão de João Salles e une o rock à música brasileira de forma belíssima. De arrepiar!

Apesar de ser um disco de estreia, Inception transparece toda a maturidade de Renan Lourenço em um desfile de ótimas composições. Todas as músicas são muito boas, realmente acima da média. É só dar play no álbum para automaticamente recomendá-lo para outras pessoas, como estou fazendo agora.

Ouça nos apps, mas principalmente compre o CD original e acompanhe a carreira de Renan Lourenço, porque certamente teremos outros lindos discos nos próximos anos.


Comentários