Review: Vardis – 100 M.P.H. (1980, relançamento 2021)


A New Wave of British Heavy Metal foi um celeiro de grandes bandas, e muitas ficaram pelo caminho e se tornaram nomes cults e conhecidos por poucos. Toda a efervescência da cena motivou até mesmo o surgimento de colecionadores focados exclusivamente em álbuns do movimento, tamanha a fartura e a qualidade dos grupos da época.

O Vardis é uma dessas pérolas. O trio liderado pelo vocalista e guitarrista Steve Zodiac e completado pelo baixista Alan Selway e pelo baterista Gary Pearson estreou logo levando a energia de seus shows para o vinil, com o ao vivo 100 M.P.H., álbum cultuado de forma justa pelos pesquisadores e colecionadores e que foi relançado no Brasil pela Hellion Records em uma bela edição em slipcase, encarte de 16 páginas com todas as letras, pôster e duas faixas bônus.

Gravado em julho de 1980 nos palcos de Londres, o disco traz treze faixas (incluindo os bônus) que exalam uma energia contagiante. O Vardis faz jus ao termo power trio, despejando peso e tesão em canções que cativam mesmo você nunca as tendo ouvido antes. Musicalmente, o que temos é uma união entre a então nascente sonoridade clássica do metal britânico com elementos de um rock super direto que pode até ser considerado meio punk em alguns momentos. O foco principal está nos vocais de Steve Zodiac e em sua guitarra incendiária, que é claramente influenciada pelo lendário Johnny Winter e outras lendas. A cozinha de Alan Selway e Gary Pearson é pura vibração e coesão.

“Out of the Way”, “Move Along” (com Zodiac voando nos solos), “Situation Negative”, o rock contagiante de “Destiny”, o hard blues “The Loser” e a incendiária “100 M.P.H.”, com solos antológicos de Zodiac, são os destaques. O restante do tracklist é nivelado por cima, e o resultado é um registro que preservou para a eternidade toda a força de uma grande banda - e que, para os curiosos em saber mais, gravou outros álbuns após a excelente estreia.

Com o aviso “guaranteed no overdubs” estampado na capa, 100 M.P.H. é um dos melhores e mais honestos álbuns ao vivo que já chegaram aos meus ouvidos. Aproveite o relançamento e compre já!


Comentários

  1. Lancei e divulguei este disco do Vardis no meu salão de rock em 1980...em tempo real do seu lançamento. Esqueceram de falar que o padrinho dessa banda foi ninguém menos do que HURRICANE SMITH, um dos meus ídolos dos anos 70, que além de cantor, músico, também sempre foi um ótimo produtor, infelizmente já falecido. O Vardis fez muito sucesso no meu salão de rock no início dos anos 80. Aliás, esse é um dos melhores discos deles, além de The World's Insane (de stúdio).

    ResponderExcluir
  2. Álbum simplesmente irretocável e irresistível. Não tem como ouvir e ficar parado. Pérola da NWOBHM. Clássico definitivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.