Livro: O Reino Sangrento do Slayer, de Joel McIver (2021, Estética Torta)


Escrito por Joel McIver, O Reino Sangrento Slayer chega a sua terceira publicação no Brasil, desta vez pelas mãos pra lá de competentes da editora Estética Torta. A primeira edição do livro em nosso país saiu pela Edições Ideal em 2013 e decepcionou pelo péssimo trabalho de tradução. A repercussão foi tão negativa que a editora relançou a obra alguns meses depois, com o trabalho de tradução totalmente refeito e uma revisão minuciosa em uma nova edição com nova arte e capa dura.

Quase dez anos depois, o título, que estava fora de catálogo, volta às livrarias brasileiras em uma edição ampliada e atualizada publicada pela Estética Torta em capa dura, pintura lateral na cor vermelho sangue e 464 páginas, com tradução de Marcelo Viegas e uma nova capa exclusiva. E aqui é importante deixar bem claro: esqueça os problemas que ocorreram quando o livro saiu no Brasil pela primeira vez, pois a edição da Estética Torta é absolutamente perfeita e sem nenhuma falha.

McIver, escritor britânico autor de diversas biografias de nomes como Cliff Burton, Randy Rhoads, Black Sabbath e outros, se debruça sobre a trajetória do Slayer com uma riqueza quase obsessiva de detalhes e uma forma de escrita extremamente dinâmica, o que torna a experiência de leitura muito gratificante. Iniciando na juventude dos integrantes e indo até o álbum World Painted Blood (2009) – não se preocupe, a obra possui um apêndice escrito por Clovis Roman abordando o álbum Repentless (2015) e os conturbados últimos anos do grupo com a morte de Jeff Hanneman, a saída de Dave Lombardo, a chegada de Gary Holt e o retorno de Paul Bostaph -, o livro é um verdadeiro tratado sobre aquela que é, provavelmente, a mais influente e importante banda de metal extremo da história.

Dividido em 29 capítulos, o texto conta a história e contexto de cada álbum, além de trazer a opinião pessoal do autor sobre cada um dos doze discos lançados pelo Slayer. Com a leitura é possível entender as personalidades distintas de cada um dos integrantes, indo do bem humorado Tom Araya ao boa vida Hanneman, passando pela liderança e controle de Kerry King e o virtuosismo assustador de Lombardo.

O excelente trabalho editorial da Estética Torta transformou o que já era excelente em uma obra essencial para todo fã de metal. Se você é um apaixonado pelo estilo como eu, compre já. Você não irá se arrepender, eu garanto!

Comentários