Review: Jack Johnson and Friends - Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George (2006)


Jack Johnson surgiu no início da década de 2000 fazendo um som predominantemente acústico, com uma vibe muito positiva e letras que falavam sobre meio ambiente e sustentabilidade. Dono de grande sensibilidade musical, logo conquistou o público com canções que se transformaram em hits onipresentes como “Flake”, “Times Like These” e “Good People”, todas presentes em seus três primeiros álbuns – Brushfire Fairytales (2001), On and On (2003) e In Between Dreams (2005).

Essa visibilidade levou o músico a ser convidado pela Universal para compor a trilha da animação Curious George (George, O Curioso no Brasil), lançada em 2006 nos cinemas. Para a empreitada, Jack chamou os brothers Ben Harper, G. Love, Kawika Kahiapo, Matt Costa e Zach Gill, além do baixista Merlo Podlewski e do baterista Adam Topol, integrantes de sua banda. 

Ainda que focada no público infantil, Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George mantém a identidade sonora construída por Jack Johnson em seus três álbuns anteriores, com composições conduzidas primordialmente pelo violão e com excelentes melodias. As treze faixas apresentam canções que se transformaram em hits como “Upside Down”, exemplos da empática intepretação de Jack em “Broken”, chicletes sonoros do quilate de “Jungle Gym”, uma versão belíssima para “We’re Going to Be Friends” do The White Stripes, grooves carismáticos em “The Sharing Song”, “The 3 R’s” (resgatada da série de animação Schoolhouse Rock!, que foi ao ar entre 1973 e 2002 nos Estados Unidos), a doce “Lullaby” e Ben Harper revisitando de forma acústica e minimalista uma de suas melhores canções, “With My Own Two Hands”.

O álbum se tornou a primeira trilha de animação a alcançar o topo do Billboard 200 desde que Pocahontas havia chegado ao primeiro lugar, em julho de 1995. Além disso, liderou o US Soundtrack Albums e o US Top Rock Albums e alcançou o primeiro lugar na Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, o álbum superou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.


Para os colecionadores, uma curiosidade: Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George foi lançado com duas capas diferentes. A principal traz ilustrações do macaco George tocando os instrumentos, enquanto a segunda vem com uma foto de Jack Johnson sobre um fundo amarelo.

O músico havaiano segue na ativa e lançou um novo álbum em 2022 chamado Meet the Moonlight, que está sendo muito bem recebido pela crítica e deu fim a um período de cinco anos sem material inédito, desde All the Light Above It Too (2017).

Se você quer um som pra limpar a cabeça e que faz um bem danado para a vida, Sing-A-Longs and Lullabies for the Film Curious George é uma excelente dica.

 


Comentários