Review: Journey – Greatest Hits 2 (2011)


Para uma pessoa que, assim como eu, tem o seu conhecimento do Journey resumido aos hits planetários “Don’t Stop Believin’” e “Separate Ways (Worlds Apart)”, a compilação Greatest Hits 2 é uma ótima expansão musical. O título dá sequência ao primeiro volume com os maiores sucessos da banda norte-americana, Greatest Hits (1988), e foi lançada 23 anos após o best of inicial do quinteto.

Greatest Hits 2 chegou às lojas em 1 de novembro de 2011 e é composto, por sua maioria, por canções que estão entre as favoritas dos fãs mas não entraram no primeiro volume da compilação. Assim, temos músicas como “Feeling That Way” de Infinity (1978),  “Stone in Love” do multiplatinado Escape (1981) e “After the All” de Frontiers (1983), e apenas uma faixa proveniente da fase moderna da banda, “When I Think of You” de Trial by Fire (1996), além da gravação ao vivo de “Mother, Father” registrada em Live in Houston 1981: The Escape Tour (2006).

Musicalmente, o Journey é a essência do AOR. Suas músicas, onde os vocais melodiosos de Steve Perry são amparados pelos riffs de Neal Schon e pelos teclados de Jonathan Cain, vêm inevitavelmente turbinadas por refrãos pegajosos e feitos sob medida tanto para figurar nas programações das rádios como para serem cantados a plenos pulmões nos shows. E essa receita se mantém mesmo em composições que não alcançaram a repercussão eterna de “Don’t Stop Believin’”. Além disso, as baladas sempre foram uma constante no repertório da banda, ainda que em certos momentos com doses excessivas de glicose.

O tracklist traz grandes momentos como “Stone in Love”, “Chain Reaction”, os baldes de melodia de “Escape”, o bom gosto de “Stay Awhile”, a grudenta “Suzanne”, os tempos menos grandiosos e mais inocentes de “Feeling That Way”, “Anytime”, a deliciosa “Walks Like a Lady” e ótima versão ao vivo para “Mother, Father”, música presente originalmente em Escape.

Ainda que não tenha chegado perto das mais de vinte milhões de cópias comercializadas de Greatest Hits, esse segundo volume é bastante indicado por complementar e deixar ainda mais completo o retrato de uma das bandas mais populares que o rock já conheceu. A edição mais recente em catálogo foi lançada pela Sony/Legacy e traz encarte de dezesseis páginas, e pode ser encontrada também em uma versão que une os dois volumes em uma espécie de box.


Comentários