Quadrinhos: Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior, de Frank Miller, Brian Azzarello e Andy Kubert (2019, Panini)


O primeiro Cavaleiro das Trevas, publicado em 1986, é um clássico. O segundo, que saiu em 2001, é uma aberração. Já o terceiro volume do universo imaginado por Frank Miller é uma das grandes HQs lançadas pela DC na década de 2010.

Subestimado por muitos e ignorado por outros tantos, O Cavaleiro das Trevas III: A Raça Superior é um quadrinho construído sobre duas grandes bases. Pra começar, trata-se de uma ótima história sobre Krypton, sobre Lara - filha do Superman e da Mulher-Maravilha - e sobre a importância do Superman e de toda a sua mitologia para o universo DC. E, também e como não poderia deixar de ser, é uma contundente história sobre o Batman, seu legado e seu simbolismo, fatores que o transformaram em um dos maiores e mais populares personagens dos quadrinhos.

Frank Miller divide o roteiro com Brian Azzarello (100 Balas, Mulher-Maravilha, Hellblazer), enquanto Andy Kubert (Antes de Watchmen, Ultimate X-Men, Marvel 1602) responde pela arte, que emula o estilo sujo e particularmente deformado – e algumas vezes bizarro - de Miller. Entre capa capítulo, o encadernado que reúne a saga (capa dura, 276 páginas) inclui as pequenas histórias focadas em personagens específicos e que ampliam o que está sendo contado na trama principal, e que acabam funcionando como pequenos respiros na leitura. A conclusão, com um diálogo inspirador entre Superman e sua filha Lara a respeito do papel de ambos na Terra, é arrepiante e exemplifica porque o kryptoniano é a personificação da esperança.


Publicada originalmente em nove volumes pela Panini em 2017, a saga foi reunida em um encadernado ótimo, mas que peca em um ponto: a ausência das inúmeras capas variantes criadas por artistas como Neal Adams, Lee Bermejo, Rafael Albuquerque, Mike Allred, Brian Bolland, Dave Gibbons, Jim Lee, Paul Pope, Ivan Reis, Bill Sienkiewicz, Greg Capullo, Eduardo Risso, John Romita Jr. e outras lendas dos quadrinhos. Ao invés disso, o encadernado traz uma pequena parte de extras com rascunhos para os personagens que não agrega nada ao conteúdo.

Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior proporciona uma ótima experiência de leitura. Não tem o impacto do primeiro volume - o que seria impossível, já que o momento dos quadrinhos é outro -, porém supera com extrema facilidade a viagem sem sentido de DK II.

Leia, pois vale muito.









Comentários

  1. Gosto bastante do segundo também. Este terceiro eu tenho, comecei a ler e também estava curtindo...mas acabei não terminando por motivos de correria. Preciso retomar. Eu tenho uma satisfação enorme em ver o público "nerd", "geek" surtando com esse tipo de obra que "teoricamente macularia" a "sagrada obra original" heheheheh.

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo ou vcs vendem ? Me deu saudade das minhas que foram roubada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, procura na Amazon e em outras lojas online, que você encontrará.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.