O U2 lançará dia 17 de março o álbum Songs of Surrender, disco onde a banda regravará canções do passado, com direito a mudanças nos arranjos e nas letras. O trabalho fecha a trilogia Songs do quarteto irlandês e faz companhia à Songs of Innocence (2014) e Songs of Experience (2017).
O álbum trará quarenta músicas de toda a carreira da banda, e o título conversa com a autobiografia de Bono, lançada em 2022 e que se chama Surrender: 40 Músicas, Uma História, publicada no Brasil pela editora Intrínseca.
O guitarrista The Edge informou o lançamento através de uma carta escrita à mão e publicada nas redes sociais da banda: “O fato é que a maior parte do nosso trabalho foi escrita e gravada quando éramos um bando de garotos muito jovens. Essas músicas significam algo bem diferente para nós agora. Algumas amadureceram conosco. Outras, nós superamos. Mas não perdemos de vista o que nos levou a escrever essas canções em primeiro lugar. A essência delas ainda está em nós, mas como nos reconectar com essa essência quando já mudamos e crescemos tanto? A música permite que você viaje no tempo, então começamos a imaginar como seria trazer essas obras para os dias atuais e lhes dar o benefício ou não de uma reimaginação para o século 21. O que começou como um experimento rapidamente se tornou uma obsessão pessoal, pois muitas das primeiras canções do U2 cederam a uma nova interpretação. A intimidade substituiu a urgência pós-punk. Novos tons, novos acordes, novos tempos e novas letras chegaram. Acontece que essa ótima música é meio indestrutível. Uma vez que rendemos nossa reverência pela versão original, cada música começou a se abrir para uma nova voz autêntica desta época, das pessoas que somos e, particularmente, do cantor que Bono se tornou.”
No posfácio de sua autobiografia, Bono falou algo semelhante: “Durante o lockdown pudemos reimaginar 40 músicas do U2 para a coleção Songs of Surrender, o que me deu a chance de viver dentro dessas canções novamente enquanto escrevia este livro de memórias. Também significou que eu poderia lidar com algo que estava me incomodando há algum tempo, que é o fato de sentir que as letras de algumas dessas músicas nunca foram totalmente escritas. Agora elas foram”.
O site U2 Songs publicou um provável tracklist do álbum baseado nos títulos dos capítulos do livro de Bono, com a adição de mais algumas canções compartilhadas recentemente pela banda. Dessa forma, o tracklist de Songs of Surrender teria cinco canções de All That You Can't Leave Behind (2000), quatro de The Joshua Tree (1987), Achtung Baby (1991) e Songs of Experience (2017), três de Boy (1980), War (1983), How to Dismantle an Atomic Bomb (2004) e Songs of Innocence (2014), duas de The Unforgettable Fire (1984), Rattle and Hum (1988) e Zooropa (1993), uma de Pop (1997) e nenhuma de October (1981) e No Line on the Horizon (2009), além da ausência de faixas de Original Soundtracks 1, disco gravado ao lado de Brian Eno com o nome de Passengers. A suposta lista de faixas conta também com quatro músicas lançadas apenas como single, sendo elas "11 O'Clock Tick Tock", "Electrical Storm", "Invisible" e "Ordinary Love".
De acordo com as informações levantadas pelo U2 Songs, esse seria o tracklist de Songs of Surrender:
“Out of
Control” – U2 (From Boy)
“Stories
for Boys” – U2 (From Boy)
“I Will
Follow” – U2 (From Boy)
“11
O’Clock Tick Tock” – U2 (Non-Album Single)
“Two
Hearts Beat as One” – U2 (From War)
“Sunday
Bloody Sunday” – U2 (From War)
“40” – U2
(From War)
“Bad” –
U2 (From The Unforgettable Fire)
“Pride
(In the Name of Love)” – U2 (From The Unforgettable Fire)
“Where
the Streets Have No Name” – U2 (From The Joshua Tree)
“I Still
Haven’t Found What I’m Looking For” – U2 (From The
Joshua Tree)
“With or
Without You” – U2 (From The Joshua Tree)
“Red Hill
Mining Town” – U2 (From The Joshua Tree)
“Desire”
– U2 (From Rattle and Hum)
“All I
Want is You” – U2 (From Rattle and Hum)
“One” –
U2 (From Achtung Baby)
“Until
the End of the World” – U2 (From Achtung Baby)
“The Fly”
– U2 (From Achtung Baby)
“Who’s
Gonna Ride Your Wild Horses” – U2 (From Achtung Baby)
“Stay
(Faraway, So Close!)” – U2 (From Zooropa)
“Dirty
Day” – U2 (From Zooropa)
“If God
Will Send His Angels” – U2 (From Pop)
“Beautiful
Day” – U2 (From All That You Can’t Leave Behind)
“Walk On”
– U2 (From All That You Can’t Leave Behind)
“Peace on
Earth” – U2 (From All That You Can’t Leave Behind)
“Electrical
Storm” – U2 (Non-Album Single)
“Stuck in
a Moment You Can’t Get Out Of” – U2 (From All That
You Can’t Leave Behind)
“Vertigo”
– U2 (From How to Dismantle an Atomic Bomb)
“Sometimes
You Can’t Make it On Your Own” – U2 (From How to
Dismantle an Atomic Bomb)
“City of
Blinding Lights” – U2 (From How to Dismantle an Atomic Bomb)
“Miracle
Drug” – U2 (From How to Dismantle an Atomic Bomb)
“Invisible”
– U2 (Non-Album Single)
“Ordinary
Love” – U2 (Non-Album Single)
“The
Miracle (Of Joey Ramone)” – U2 (From Songs of Innocence)
“Song for
Someone” – U2 (From Songs of Innocence)
“Every
Breaking Wave” – U2 (From Songs of Innocence)
“Cedarwood
Road” – U2 (From Songs of Innocence)
“The
Little Things that Give You Away” – U2 (From Songs of
Experience)
“Lights
of Home” – U2 (From Songs of Experience)
“Get Out
of Your Own Way” – U2 (From Songs of Experience)
A capa de Songs of Surrender ainda não foi revelada, e mais informações sobre todo o projeto serão divulgadas nos próximos dias. O trailer do álbum, com um trecho editada da releitura de “Beautiful Day”, foi compartilhado pela banda:
Esse é um claros sinais de esgarçamento criativo de uma banda, primeiro vem o lançamento de coletâneas de qualidade duvidosa, logo atrás as famigeradas turnês de volta ao passado (a pobre donzela conseguiu a proeza de emendar duas assim) e por fim as regravações. Vamos esperar que o U2 faça um trabalho decente e que as musicas não soem como demos, que é oque costuma acontecer.
ResponderExcluirAcho interessante esse "novo" disco que a banda lançará com versões antigas de suas músicas porém com nova roupagem. Espero que o disco tenha edição em cd aqui no Brasil, se não, terei de importar e os preços dos importados estão bem salgados, mas não perco esse disco por nada, amo U2.
ResponderExcluir