Descubra o mundo sombrio: três bandas de black metal que você precisa ouvir


O black metal pode assustar os desavisados, seja pelo som nada amigável ou pelas polêmicas – históricas e recentes – envolvendo as principais bandas do estilo. Porém, basta um ouvido um pouco mais treinado para perceber o quanto o gênero nunca parou de entregar bandas com sonoridades cativantes e musicalidade intensa, além de sempre estar aberto para novas abordagens e experimentações.

Abaixo estão três indicações de bandas que mostram o quanto o black metal segue criativo, e que estão entre as melhores do estilo atualmente.


Blackbraid

O Blackbraid possui a particularidade bastante singular de ser uma banda formada por um músico nativo-americano. Jon Krieger, o vocalista, usa o pseudônimo Sgah’gahsowáh, que na língua Mohawk significa O Falcão Bruxo. A banda chamou a atenção no início de 2022, já com o lançamento de seu primeiro single, “Barefoot Ghost Dance on Blood Soaked Soil”, cuja letra faz menção ao Massacre de Wounded Knee, ocorrido em 1890, em que 90 índios foram mortos em um confronto com o Exército dos Estados Unidos por uma disputa de terras. A música faz parte do álbum de estreia da banda, Blackbraid I, lançado no final de agosto de 2022 de forma independente.

Outro ponto que chama a atenção no Blackbraid é o visual, que foge do corpse paint habitual, com a banda usando pinturas que remetem às origens dos integrantes. Krieger citou bandas como Dissection, Gorgoroth, Satyricon, Enslaved, Wolves in Throne Room e Mayhem, entre outras, como suas principais influências. Já na parte lírica, as letras abordam temas históricos e importantes para os povos nativos americanos, além da forte conexão com a natureza.

O segundo disco da banda, intitulado Blackbraid II, tem lançamento marcado para 7 de julho.


Vermilia

O Vermilia vem da Finlândia e define a sua música como uma mistura entre Epic Scandinavian Pagan Metal e harmonias vocais doces, cruas e melancólicas, com letras cantadas em sua língua nativa. O som equilibra passagens acústicas muito bonitas com momentos de peso e velocidade típicos do black metal. O Vermilia é um projeto de uma só componente, a vocalista que dá nome ao grupo, que compõe e direciona todo o material. 

A banda possui apenas dois álbuns, Kätkyt (2018) e Ruska (2022), lançados de forma independente, e, musicalmente, é possível enquadrar o som de ambos no chamado folk black metal. Ambos os discos são excelentes. Percebe-se alguma influência dos noruegueses do Ulver, mas o caminho seguido pelo Vermilia é bastante original e possui forte personalidade. 

Canções como “Marras” mostram o talento da finlandesa e mostram porque ela tem recebido tantos elogios.


Mephorash

O Mephorash não é necessariamente uma banda recente, já que o primeiro álbum dos suecos saiu em 2010. Mas, mesmo assim, resolvi incluí-la nesta lista porque curti muito o som. O disco mais recente, Shem Ha Mephorash, saiu em 2019 e vai na linha do black metal mais melódico, com composições complexas e longas. Alguns críticos chegam a definir o som da banda como cinematic black metal, mas, rótulos à parte, o grupo faz um som muito cativante e que abre portas para quem não está muito habituado com o metal extremo. 

Não espere encontrar algo na linha da grandiloquência megalomaníaca do Dimmu Borgir, mas sim uma música complexa e repleta de dinâmica, com um grande apelo visual e uma dramaticidade bastante eficaz.

Todos esses elementos ficam evidentes em “Sanguinem”, música do último álbum, que possui um clipe sensacional.

 



Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.