Quadrinhos: Aquaman & Flash – Canção do Vazio, de Collin Kelly, Jackson Lanzing e Vasco Georgiev (2023, Panini)


O universo cinematográfico da DC chegou ao fim de forma melancólica com os filmes do Flash e do Aquaman, ambos lançados em 2023. A aventura da editora das lendas no cinema foi resetada e agora será reiniciada pelas mãos do diretor James Gunn, que fez seu nome em uma das melhores franquias da Marvel nas telonas, a trilogia Guardiões da Galáxia.

Canção do Vazio é fruto direto de tudo isso. Publicada para aproveitar o hype – se é que existiu algum – dos filmes do Soberano de Atlântida e do maior velocista do mundo, une Aquaman e Flash em uma trama para salvar o planeta de uma invasão alienígena. Escrita pela dupla Collin Kelly e Jackson Lanzing e com arte de Vasco Georgiev, a história saiu em três edições nos Estados Unidos e foi compilada em um encadernado de 160 páginas pela Panini.

É tudo bem feitinho. O roteiro de Kelly e Lanzing segue as regras: apresenta os problemas dos heróis, revela a ameaça que os une, insere divergências entre os dois protagonistas e encerra a história de forma heroica e cheia de esperança. Mas há alguns problemas no processo. O conflito que surge entre Aquaman e Flash durante a HQ, apesar de ter cara de decisão editorial e não criativa, acaba não se desenvolvendo de forma mais profunda e não terá impacto na relação futura entre ambos. A conclusão tenta ser inspiradora mas apenas escorrega na pieguice, entregando um fechamento já esperado e no padrões das sagas de super-heróis.



É inegável que Canção do Vazio é um quadrinho bem feito, porém, na mesma medida, é também uma história esquecível e sem nenhuma repercussão no universo DC e na trajetória de seus protagonistas. A HQ é apenas um produto criado para surfar na onda dos filmes dos dois personagens, obras essas que mal conseguiram se sustentar elas mesmas. Porém, vale um elogio sincero: a edição é linda, em um encadernado de capa cartão com arte nas guardas e impresso em papel de excelente qualidade, o que torna a bonita arte de Georgiev ainda mais forte. Tenho reparado esse cuidado especial nas edições em brochura dos títulos da DC, e esse é um grande acerto da Panini.

Canção do Vazio é aquele tipo de HQ pra ler sem maiores preocupações e expectativas. Diverte, mas quando as páginas acabam você mal lembra da história. Leitura indicada apenas para os fãs mais dedicados do Aquaman e do Flash.


Comentários