Review: The Doors – Morrison Hotel (1970)


Quinto álbum do The Doors, Morrison Hotel chegou às lojas em 9 de fevereiro de 1970 pela Elektra Records. A ideia da banda era retornar a um estilo mais básico após a sonoridade intrincada de The Soft Parade (1969), que continha arranjos com metais e cordas. Os dois lados do disco foram batizados com títulos próprios, com o lado A sendo chamado de Hard Rock Cafe o lado B denominado Morrison Hotel.

A abordagem de volta às origens resultou em grande parte da frustração da banda com as prolongadas sessões de gravação do álbum anterior, The Soft Parade, que levou nove meses para ser finalizado e custou muito mais caro do que qualquer disco anterior do Doors. O quarteto também ficou magoado com a recepção da crítica, o que motivou uma mudança de direção.

Morrison Hotel marca o início da reaproximação do The Doors com o blues, que seria totalmente explorado no próximo trabalho, L.A. Woman (1971). Morrison Hotel foi gravado entre novembro de 1969 e janeiro de 1970, com exceção de duas faixas: "Indian Summer", que foi registrada em 19 de agosto de 1966 para o álbum de estreia lançado em 1967, e "Waiting for the Sun", que se originou durante as sessões para o terceiro disco do grupo, que tem o mesmo título da canção e saiu em 1968.

O álbum alcançou a quarta posição na Billboard 200 e se tornou o disco de maior sucesso da banda no Reino Unido, onde chegou na 12ª posição. Embora não contenha singles de grande sucesso, ele apresenta algumas das canções mais populares da banda, incluindo "Roadhouse Blues" e "Peace Frog". Já "The Spy" e "Queen of the Highway" celebram o relacionamento intenso, porém conturbado, de Morrison com sua namorada de longa data, Pamela Courson.


A icônica foto da capa foi tirada por Henry Diltz no Morrison Hotel na South Hope Street, no centro de Los Angeles. A banda não recebeu permissão para fotografar, então eles fizeram isso enquanto o funcionário que os atendia foi chamado para longe da mesa onde os músicos estavam. A contracapa apresenta uma fotografia do Hard Rock Cafe na vizinha 300 East 5th Street. O prédio hoje abriga uma loja de conveniência, mas ficou desocupado por anos. Uma curiosidade bem legal é que no início de 1983, treze anos após o lançamento de Morrison Hotel, partes do videoclipe de Michael Jackson para a clássica "Beat It" foram filmadas dentro do antigo Hard Rock Café na 5th Street.

O álbum é lembrado principalmente por “Roadhouse Blues”, uma das canções mais conhecidas do The Doors. O riff de guitarra desta canção está entre os mais clássicos do rock, e bastam os primeiros acordes para provocar um frenesi entre os fãs. Mas o tracklist possui diversos outros destaques como a hipnótica e progressiva “Waiting for the Sun”, o groove dançante de “Peace Frog”, a balada blues “The Spy” e a ótima “Queen of the Highway”, uma das melhores e menos comentadas músicas da banda. Absolutely Live (1970), primeiro ao vivo do grupo, foi lançado na sequência, e traz gravações feitas durante a turnê de divulgação do disco.

Morrison Hotel forma, ao lado da estreia The Doors (1967) e da despedida de Jim Morrison em L.A. Woman (1971), o trio de discos essenciais para conhecer a obra de uma das bandas mais importantes do rock dos anos 1960, e que, mesmo passados mais de cinquenta anos da morte de seu lendário vocalista, segue conquistando novos fãs.


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.