Quadrinho: Avrack, de Ricardo Barreiro e Enrique Breccia (2024, Editora Lorentz)


Escrita por Ricardo Barreiro (Ministério, Cidade, Parque Chas) e ilustrada por Enrique Breccia (Alvar Mayor, El Sueñero – O Sentinela dos Sonhos, Guerra do Deserto), Avrack foi publicada originalmente em 1984 nas páginas da revista Skorpio e era inédita no Brasil até a publicação pela Editora Lorentz em janeiro de 2024, quarenta anos depois do seu lançamento na Argentina. A história apresenta um protagonista que, literalmente à beira de um penhasco para cometer suicídio, é lançado em uma realidade totalmente nova e desconhecida.

Avrack é um quadrinho de aventura, mistério e fantasia, que tem como personagem central um anti-herói que busca entender a si mesmo e a nova realidade para onde foi transportado, enquanto enfrenta uma série de desafios. Acompanhamos a história de Jorge Pinedo, um professor apaixonado que se vê sem propósito algum ao perder o seu grande amor, e, segundos antes de tirar a própria vida, é levado para um universo repleto de criaturas fantásticas e cheio de referências medievais onde é confundido com Avrack, um conhecido herói local.

Em uma leitura mais ampla, Avrack é uma grande história de redenção em que o protagonista é colocado em uma sequência de situações limite enquanto é confrontado com a realidade, e, na posição de quem não tem nada a perder, luta pela vida em um ambiente a que foi levado justamente por desejar se desfazer dela. O roteiro de Barreiro é muito bem desenvolvido e apresenta várias antagonistas ou personagens complementares femininas, que funcionam como uma espécie de retratos estilizados do grande amor vivido, e perdido, por Pinedo. A arte de Enrique Breccia faz jus ao legado do pai, o genial Alberto Breccia, e mostra porque a família fez história nos quadrinhos argentinos e mundiais. Mestre da união entre luz e sombra, Enrique entrega uma arte expressiva e marcada pelo uso constante de hachuras, outra de suas marcas registradas, e o resultado é incrível.

A edição da Lorentz tem tradução de Jana Bianchi e vem em capa dura, formato 27,7x20,5 e 152 páginas impressas em papel offset de alta gramatura. Além disso, traz pequenas introduções sobre ambos os autores e dois textos no final da obra, um de autoria de Audaci Junior e outro de Thiago Pereira Viana, cuja leitura ajuda a entender de forma mais abrangente a proposta e o significado da obra criada por Ricardo Barreiro e Enrique Breccia.

Avrack é mais um quadrinho clássico argentino que finalmente foi publicado no Brasil, em um movimento realizado por diversas editoras e que mostra o quanto a produção do país vizinho é rica, contestadora e cativante. Parabéns à Editora Lorentz pela publicação.


Comentários