Quadrinhos: Odisseias Iniciáticas, de Milo Manara (2024, Comix Zone)


O italiano Milo Manara é, provavelmente, a maior referência quando falamos de quadrinhos eróticos. Porém, ilustrador talentosíssimo que sempre foi, nunca se prendeu apenas a esse tipo de história. Odisseias Iniciáticas, HQ publicada pela Comix Zone, mostra isso.

O álbum reúne duas histórias, O Homem das Neves e O Homem de Papel, ambas produzidas no início da carreira de Manara e antes de ele se estabelecer como referência em quadrinhos sensuais.

O Homem das Neves, com roteiro de Alfredo Castelli, criador de Martin Mystère, reimagina a lenda do abominável homem das neves explorando aspectos místicos que trazem uma abordagem interessante para a trama. Publicada originalmente em 1978 pela editora Bonelli dentro da série Um Homem, Uma Aventura, apresenta um Manara ainda desenvolvendo o traço que o tornaria famoso nos anos seguintes, e a diferença entre essa história e obras como Clic, artisticamente falando, é bastante perceptível.

Já em O Homem de Papel, publicada em 1982, temos um faroeste cômico em que um cowboy e um caricato soldado inglês trilham o velho oeste americano acompanhados por uma bela índia e por um peculiar reverendo. Esta história já traz o traço mais clássico de Manara, refinado e detalhista, e também doses sutis de sensualidade. O roteiro, escrito pelo próprio Manara, explora clichês do faroeste e não é nada marcante.

Odisseias Iniciáticas tem um saldo positivo, mas deve interessar apenas aos fãs de Milo Manara. O resgate dessas obras iniciais do quadrinista italiano é interessante, porém a qualidade das histórias é mediana. A arte eleva o resultado final, como esperado, e a edição da Comix Zone apresenta a qualidade editorial de sempre, com direito a material bônus.

Com 112 páginas, capa dura e formato europeu, o quadrinho teve a tradução assinada por Fernando Paz.

Destaque merecido para a bela capa, uma das mais lindas ilustrações de todo o catálogo da editora.

Comentários