In the Court of the Dragon foi lançado em outubro de 2021 e é o décimo e mais recente álbum da banda americana Trivium. O disco era inédito no Brasil e apenas agora ganhou uma edição nacional, mérito da curadoria exemplar realizada pela Wikimetal e que tem gerado excelentes lançamentos. A edição vem em um slipcase com laminação de brilho, o que não apenas protege a caixa de acrílico do CD como também dá um acabamento mais luxuoso para o material.
Musicalmente, o disco dá sequência à evolução da sonoridade da banda, que iniciou como uma espécie de filho bastardo do Iron Maiden com o Metallica em discos como Ascendancy (2005) e The Crusade (2006) e, a partir da dobradinha Shogun (2008) e In Waves (2011), encontrou definitivamente a sua identidade ao inserir elementos mais contemporâneos à mistura.
Produzido novamente por Josh Wilbur, que assinou os três últimos discos do grupo – além deste, The Sin and The Sentence (2017) e What the Dead Men Say (2020) -, o álbum entrega uma coleção de canções pra lá de fortes como a faixa título, “Like a Sword Over Damocles” (cujo riff inicial me lembrou a atmosfera de “Blow Your Trumpets Gabriel”, música de abertura de The Satanist, do Behemoth), “A Crisis of Revelation” e a trilogia “The Shadow of Abattoir”, “Fall Into Your Hands” e “The Phalanx”, todas com mais de sete minutos de duração e que, apesar de não virem coladas em sequência no tracklist, se complementam e retomam elementos thrash do início da carreira do quarteto.
A performance dos músicos é afiadíssima, sem destaques pessoais, ainda que Matt Heafy seja indiscutivelmente a figura central, e a alternância entre gutural e voz limpa que ele entrega acaba se transformando em uma das características mais marcantes do som do grupo. Não à toa, o álbum figurou em diversas listas de melhores de 2021, inclusive aqui na Collectors.
Destaque final para a linda capa, criada por Ashley Heafy, esposa de Matt e artista plástica com trabalhos em diversas áreas. A ilustração, belíssima, remete aos cenários das séries baseadas nas obras de George R.R. Martin como A Casa do Dragão e Game of Thrones.
Unindo com precisão elementos clássicos e modernos, o Trivium se consolidou como uma das bandas de metal mais interessantes do nosso tempo, com um público crescente tanto nos Estados Unidos quanto na Europa. Espero que o lançamento no Brasil de um álbum com tão alto nível quanto In the Court of the Dragon atraia mais atenção e novos fãs para o grupo também em nosso país, pois a música é de inegável qualidade e tem tudo para cativar apreciadores tanto entre o público mais atual quanto entre os headbangers da velha guarda.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.