Diário Inquieto de Istambul é a autobiografia do quadrinista turco Ersin Karabulut, autor apresentado ao público brasileiro pela Comix Zone através de dois títulos excelentes, Contos Ordinários de uma Sociedade Resignada e Até Aqui Tudo Ia Bem. O título, que é o mais recente trabalho de Ersin, acaba de ser publicado por aqui pela editora.
Assim como nas duas HQs que o tornaram conhecido no Brasil, Diário Inquieto de Istambul conta a história que se propõe ao mesmo tempo em que relata a situação política e a realidade da Turquia, um país singular localizado na fronteira entre o ocidente e o oriente. Essa característica parece ser indissociável na obra de Karabulut e enriquece muito a sua narrativa, pois nos permite conhecer um cotidiano extremamente contrastante, marcado por disputas religiosas e visões de mundo que se opõe há centenas de anos. É bom lembrar que Istambul, antes de ser rebatizada com o seu nome atual em 1930, era conhecida como Constantinopla, capital de inúmeros impérios no decorrer dos séculos, como os lendários Bizantino e Otomano. Entender essa questão histórica é vital para compreender a sociedade relatada pelo autor.
Acompanhamos a vida de Ersin Karabulut desde a infância. Filho de uma família de classe média baixa e com pais professores, desde sempre foi um garoto com imaginação bastante fértil e que logo cedo descobriu a magia das histórias em quadrinhos. Essa paixão o acompanhou por toda a vida, levando-o a desenhar mesmo contra a vontade de seus progenitores – principalmente do pai, de certa forma um artista frustrado – e a tentar uma carreira mais estável como engenheiro. Mas o amor pelos quadrinhos prevaleceu, e Ersin entrou definitivamente na profissão.
Tudo isso se dá em uma Turquia dividida, que atravessava um dos períodos mais conturbados de sua milenar história durante as décadas de 1990 e 2000. Ersin relata não apenas as suas experiências, mas retorna ao passado para relembrar as memórias do pai, que presenciou situações semelhantes durante os anos 1970. Crimes de ódio motivados por crenças religiosas distintas eram comuns, confrontando muçulmanos, católicos e outras religiões. O país se estabilizou a partir do surgimento de Recep Tayyip Erdoğan, primeiramente como Prefeito de Istambul e, mais tarde, Primeiro-Ministro e Presidente do país, cargo que ocupa desde 2014. Um líder controverso e com medidas que dividem opiniões, tanto em seu país quanto pelo mundo. Karabulut inicia a sua carreira como quadrinista em publicações com sátiras políticas, o que o coloca em rota de colisão com Erdoğan, que como todo líder autoritário, ainda que muito popular, não digere bem as piadas envolvendo sua imagem.
Apesar de todo esse contexto político, Diário Inquieto de Istambul entrega uma leitura predominantemente leve e divertida. O traço de Ersin varia entre algo mais caricato e momentos mais realistas, com essa variação acontecendo nos momentos em que a história fica mais séria e tensa. Sua narrativa é cativante, prendendo o leitor sem muito esforço. O lado lúdico envolvido na relação de qualquer pessoa com os quadrinhos é demonstrado através de páginas onde personagens icônicos como Superman, Asterix, Lucky Luke, Conan e outros surgem como a voz da consciência do autor, em uma bela homenagem às HQs.
Este é apenas o primeiro volume da autobiografia de Ersin Karabulut, e foi publicado na Europa em 2022. A edição da Comix Zone vem em capa dura, tem 152 páginas, foi traduzida por Fernando Paz e apresenta a excelência gráfica e editorial costumeira, além da riqueza estética característica dos títulos da editora.
Diário Inquieto de Istambul proporciona uma experiência de leitura muito rica ao apresentar o cotidiano, a rotina e a realidade de um país que é pouco abordado e que, apesar de sua riquíssima história, é praticamente desconhecido pelos brasileiros. Equilibrando momentos de humor, relatos pessoais e contextualização histórica, funciona como descrição das experiências do autor e ponto de partida para conhecer a própria Turquia, nação com contrastes tão grandes quanto a sua milenar tradição.
Mais um excelente quadrinho publicado pela Comix Zone em 2024.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.