Quadrinhos: Karmen, de Guillem March (2023, Darkside)


Karmen
é uma história sobre a vida. A vida como essência do que somos - literalmente. É também uma história sobre solidão e existir. Se nos isolamos do mundo e buscamos não nos relacionar com os que estão ao nosso redor, estamos existindo de fato? Estamos realmente vivendo?


É algo a se pensar. E a HQ do espanhol Guillem March nos faz pensar sobre várias coisas. Na história conhecemos Catalina, uma garota linda, sonhadora e apaixonada. E que acabou de tirar a própria vida. Conhecemos também Karmen, uma espécie de enviada dos deuses cuja função é conduzir Catalina para o próximo nível de sua existência.

O texto de March é carregado de simbolismo, filosofia, existencialismo e até mesmo física quântica. Mas não assusta: mesmo abordando temas bastante complexos e considerados tabus, consegue fazer isso sem pesar a mão. Muitas vezes, inclusive, o roteiro entrega momentos de humor, além de cinismo e autoironia.



Já a arte é não menos que incrível. Expressiva e com cores magistrais, constrói uma narrativa lúdica belíssima, onde os personagens, especialmente Catalina, parecem saltar e ganhar vida própria. As páginas são marcantes, cheias de detalhes, e as expressões dos personagens transmitem emoções mais fortes do que as palavras em diversas passagens.


Publicada pela Darkside em uma edição em capa dura com 160 páginas e tradução de Pedro Cleto, Karmen é um quadrinho magnífico em todos os aspectos.

Foi publicado em 2023, mas vai entrar na lista de melhores leituras de 2024. Não tem como ficar imune a uma experiência tão forte quanto esta.

Comentários