Karmen é uma história sobre a vida. A vida como essência do que somos - literalmente. É também uma história sobre solidão e existir. Se nos isolamos do mundo e buscamos não nos relacionar com os que estão ao nosso redor, estamos existindo de fato? Estamos realmente vivendo?
É algo a se pensar. E a HQ do espanhol Guillem March nos faz pensar sobre várias coisas. Na história conhecemos Catalina, uma garota linda, sonhadora e apaixonada. E que acabou de tirar a própria vida. Conhecemos também Karmen, uma espécie de enviada dos deuses cuja função é conduzir Catalina para o próximo nível de sua existência.
O texto de March é carregado de simbolismo, filosofia, existencialismo e até mesmo física quântica. Mas não assusta: mesmo abordando temas bastante complexos e considerados tabus, consegue fazer isso sem pesar a mão. Muitas vezes, inclusive, o roteiro entrega momentos de humor, além de cinismo e autoironia.
Publicada pela Darkside em uma edição em capa dura com 160 páginas e tradução de Pedro Cleto, Karmen é um quadrinho magnífico em todos os aspectos.
Foi publicado em 2023, mas vai entrar na lista de melhores leituras de 2024. Não tem como ficar imune a uma experiência tão forte quanto esta.
Comentários
Postar um comentário
Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.