Review: The Sisters of Mercy – First and Last and Always (1985)


Lançado em março de 1985, First and Last and Always apresentou o The Sisters of Mercy ao mundo e é considerado um dos álbuns mais importantes da história do rock gótico. Um pilar monumental do gênero, o disco havia sido lançado no Brasil apenas em LP em 1986, e a edição em CD permanecia inédita por aqui. Isso foi corrigido pela Wikimetal em parceria com a BMG, que acaba de colocar nas lojas uma edição em CD remasterizado com embalagem digipack com três painéis, encarte de dezesseis páginas contando a história do álbum e seis faixas bônus.

Ainda que não seja tão idolatrado quanto Floodland (1987) e não tenha alcançado tanto sucesso quanto Vision Thing (1990) – que traz a sensacional “More”, hit na época -, a estreia da banda inglesa traz muitos atrativos. Pra começar, foi o único dos três álbuns do grupo a contar com o guitarrista Wayne Hussey e com o baixista Craig Adams, que deixariam a banda em 1986 para formar o The Mission, outra lenda do gótico.

Em termos musicais, First and Last and Always é uma pedra fundamental do gótico. Suas faixas eternizaram as composições iniciais do grupo, vindas de diversas demos com formações variadas, com o line-up sendo estabilizado pouco antes das sessões de gravação. As letras trazem várias alusões às drogas que os músicos consumiam na época, e o som é sombrio e denso, tanto pela instrumentação que bebe diretamente do pós-punk mas, sobretudo, pela voz grave e cavernosa de Andrew Eldritch – completa a formação o guitarrista Gary Marx, enquanto a bateria, batizada como Doktor Avalanche, é totalmente eletrônica.

As canções proporcionam uma experiência marcante, com destaque para “Black Planet”, “No Time to Cry”, “Marian”, a música título, “Amphetamine Logic” e “Some Kind of Strager”. Entre as canções bônus, destaque total para “Blood Money” e para a versão inicial de “Some King of Stranger”, com andamento mais cadenciado, clima mais dark e beirando os nove minutos.

Se você curte gótico e pós-punk, First and Last and Always é um álbum essencial.

Comentários