Review: Saxon – Wheels of Steel (1980)


Wheels of Steel
, lançado em 1980 pelo Saxon, é mais do que apenas um álbum: é um manifesto do heavy metal tradicional. A obra, que catapultou a banda para a fama e solidificou seu lugar no panteão do NWOBHM, continua a encantar e inspirar fãs ao redor do mundo. Segundo trabalho do quinteto britânico, chegou às lojas em 3 de abril de 1980 e é um dos maiores clássicos do grupo e do próprio metal inglês.

O disco abre com a explosiva "Motorcycle Man", um hino que encapsula a energia e a atitude do Saxon. A bateria implacável de Pete Gill, os riffs cativantes e os vocais inconfundíveis de Biff Byford desencadeiam uma explosão de energia, criando uma atmosfera eletrizante e contagiante. Faixas como "Stand Up and Be Counted" e "747 (Strangers in the Night)" demonstram a versatilidade do Saxon, que alterna entre momentos de pura velocidade e melodias mais elaboradas. Quem não se lembra da primeira vez que ouviu o refrão icônico de "Wheels of Steel"? A sensação de liberdade e aventura que a música evoca é inigualável e continua a inspirar gerações de fãs

Wheels of Steel não é apenas uma coleção de músicas; é uma experiência completa. A capa e as letras, repletas de referências à liberdade, à rebeldia e à paixão pela música, aliada à qualidade das faixas, tornam o disco um trabalho diferenciado e único na história do Saxon, fruto da época inicial da banda e que gerou uma das mais incríveis sequências da música pesada, ao lado de outros clássicos dos ingleses como a excelente estreia (1979) e Denim and Leather (1981).

Apesar de toda a sua importância e qualidade, Wheels of Steel nunca havia sido lançado em CD no Brasil. Isso foi corrigido apenas agora, em 2024, com uma edição caprichada que a Wikimetal colocou nas lojas em CD remasterizado com luva. As oito faixas bônus são um presente para os fãs. As demos oferecem um vislumbre do processo criativo da banda, revelando a essência das músicas ainda em sua forma bruta. Já as gravações ao vivo do Monsters of Rock, vidas da icônica edição de 1980 do festival inglês, capturam a energia explosiva do Saxon. É como voltar no tempo e reviver a experiência de um show inesquecível. O material vem com encarte de oito páginas com um texto sobre o disco e fotos da época, mas não inclui as letras.

Mais um excelente resgate promovido pela Wikimetal, e um grande presente para os fãs do Saxon e para todos que amam o metal.

Comentários

  1. Na minha teoria sobre o Saxon, Wheels of Steel é o verdadeiro "primeiro disco" de sua vasta discografia. Se fosse lançado um ano antes (ao invés daquele para mim "inexistente" debut de quase 30 minutos), aí sim toda a história faria sentido... Enfim, com Wheels of Steel os hoje veteranos iniciaram a sua carreira longa e vitoriosa verdadeiramente com o pé direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas as minhas palavras Igor, tanto é verdade que o Wheels é até hoje a base de boa parte dos shows da banda. 747 (Strangers in the Night) é uma baita musica é a segunda melhor do disco atrás apenas da faixa título.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta, Kaio... O Wheels of Steel como um todo é realmente muito bom, mas a minha faixa preferida deste álbum é "Stand Up and Be Counted" com aquela melodia linda de guitarras gêmeas no refrão. Musicassa essa que rivaliza com "Dallas 1 PM" (gravada no igualmente clássico disco seguinte, Strong Arm of the Law - 1980) na disputa de minha canção preferida da banda.

      Excluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.