Quadrinhos: Clube dos 27, de Wes Oliveira e Isaque Sagara (2023, Ultimato do Bacon e Trem Fantasma)


O mistério que ronda o Clube dos 27 fascina e intriga fãs de música há décadas. A lenda faz alusão a músicos icônicos que faleceram com essa idade, muito jovens e ainda com muita coisa para criar. Fazem parte deste grupo ícones como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Amy Winehouse e muitos outros. O tema é assunto recorrente entre os fãs, motivou muitos textos e vídeos internet afora, e agora também é tema de uma HQ. Lançada em parceria entre as editoras Ultimato do Bacon e Trem Fantasma, o quadrinho foi escrito por Wes Oliveira e ilustrado por Isaque Sagara.

A leitura me surpreendeu muito por trazer novos aspectos para um tema tão discutido e pela forma aprofundada com que o assunto foi tratado. A trama acompanha um escritor, fascinado pelo Clube dos 27, que se vê imerso em uma jornada intrigante à medida que se aproxima da fatídica idade. Visões perturbadoras e um convite misterioso o levam a desvendar os segredos por trás dessa lenda. Wes Oliveira e Isaque Sagara constroem uma narrativa rica em simbolismos, repleta de referências visuais que homenageiam ícones como Jimi Hendrix, Jim Morrison, Janis Joplin e outros. A inclusão do pianista brasileiro Alexandre Levy, falecido em 1892 e um dos personagens principais, adiciona uma camada inesperada à história, conectando o passado ao presente e evidenciando a pesquisa minuciosa dos autores.

A edição é caprichadíssima. Publicada no formato 17x26 cm, a HQ tem 100 páginas coloridas impressas em papel off-set. A edição vem com capa brochura, aplicação de verniz na capa e na contracapa, orelhas com informações e muito material extra, com textos excelentes dos jornalistas Márcio Grings e Marina de Campos sobre o tema, textos esses que aprofundam a experiência de leitura. Entre os extras também há um guia com as referências presentes na obra, e que é bastante útil e informativo. Vale mencionar que nas orelhas da HQ temos os nomes de todos os quarenta e oito integrantes do Clube dos 27 (aposto que você não sabia que eram tantos!), enquanto nas guardas eles são apresentados visualmente com ilustrações.

Clube dos 27 é uma HQ muito boa, com roteiro bem desenvolvido e arte que brinda os leitores com pilhas de referências ao universo musical e à cultura pop. Um quadrinho que irá agradar em cheio quem gosta de música. Eu, pelo menos, gostei bastante!


Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.