Quadrinhos: Leão Negro Integral – Origens, de Cynthia Carvalho e Ofeliano de Almeida (2024, Go!!! Comics e Mandrake Books)


A história de Othan, o Leão Negro que intitula esta HQ, agradará sem esforço os apreciadores de sagas como Conan e outras narrativas épicas estreladas por guerreiros bárbaros. Com roteiro de Cynthia Carvalho e arte de Ofeliano de Almeida, o personagem foi criado em meados da década de 1980 e estreou nas páginas do jornal O Globo em 1987, como uma tira diária. 

Leão Negro Integral – Origens reúne em um volume de 240 páginas toda a fase inicial do personagem, e traz doze histórias completas, mais uma trama extra. A arte é em preto e branco, com exceção da história adicional, e o volume inclui vários textos adicionais que contextualizam toda a saga. O material é o primeiro lançamento das editoras Go!!! Comics e Mandrake Books, e vem em capa dura e no formato 19x28.

O que surpreende em Leão Negro é a qualidade altíssima da história. Confesso que não conhecia a saga e fiquei hipnotizado pela trama, devorando as páginas rapidamente. A cena brasileira de quadrinhos parece sempre elogiar os mesmos autores, e não lembro de ver alguém celebrando uma obra tão sensacional quanto Leão Negro. Os roteiros são enxutos e certeiros, com tramas repletas de reviravoltas, traições, violência e sexualidade, enquanto a arte vai no mesmo caminho, entregando ilustrações muito bem feitas e uma ambientação coerente. A única questão é que, por ter sido publicada originalmente no formato de tiras, algumas passagens gritam por quadros maiores e splash pages, mas isso não chega a comprometer o resultado final.


Parabéns às editoras pelo resgate incrível feito em Leão Negro Integral – Origens. Nunca havia lido uma história medieval tão boa criada por autores brasileiros, e tudo fica ainda mais surpreendente pelo fato de ela ter sido escrita há quase quarenta anos. Um quadrinho ótimo e que faço questão de recomendar para todos os fãs de HQs, de tramas bárbaras e de personagens como Conan.

Othan está esperando vocês com a espada na mão e um olhar ameaçador no rosto.      


Comentários