Ben Harper - Lifeline (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Cotação: ***1/2

Ben Harper não gosta de caminhos fáceis. Seu novo álbum,
Lifeline, é mais uma prova. Basta olhar a história desse americano para perceber isso. Após construir uma sólida carreira e conquistar uma fiel legião de fãs, Harper estourou para o grande público com Diamonds on the Inside, lançado em 2003 e que o transformou em figura fácil na mídia. Ele poderia ligar o piloto-automático e entregar apenas aquilo que o seu novo público queria, mas não: ele decidiu ousar.

O resultado foi o álbum duplo
Both Sides of the Gun, de 2006, dividido em dois discos que explicitavam os caminhos sonoros característicos de Ben: as baladas sentimentais construídas no violão e o rock temperado com pitadas soul e funk. Uma obra-prima.

Depois de rodar o Brasil e inclusive gravar ao lado de Vanessa da Matta, Harper coloca no mercado seu novo trabalho, e surpreende de novo. Em uma primeira audição, a característica mais marcante é a grande quantidade de baladas, e o ritmo mais lento do disco.
Lifeline é um trabalho extremamente emocional, e que consegue, como poucos, transpor para o ouvinte todo o sentimento de seu autor.

Canções carismáticas, que agradam de imediato, podem ser ouvidas em “Fight Outta You”, “In the Colors” e “Fool for a Lonesome Train”. As raízes calcadas na música negra nos levam aos tempos da Motown em músicas como “”Needed You Tonight”, “Say You Will” e “Put It On Me”. “Having Wings” é um single instantâneo.

Mas a principal faixa de
Lifeline é mesmo a música que dá nome ao disco. Construída sobre acordes simples de violão, “Lifeline” é daquelas canções que faz você parar o que está fazendo e se deixar transportar para outro lugar sem sair de onde está. Lindíssima, figura, com certeza, entre as melhores músicas já escritas por Ben.

Mais um grande disco, mais uma prova do talento aparentemente inesgotável deste músico norte-americano. Perfeito para quem busca música verdadeira e feita com a alma.


Faixas:
1. Fight Outta You - 4:10
2. In the Colors - 2:57
3. Fool for a Lonesome Train - 3:30
4. Needed You Tonight - 2:46
5. Having Wings - 3:27
6. Say You Will - 2:58
7. Younger Than Today - 3:24
8. Put It on Me - 3:30
9. Heart of Matters - 4:31
10. Paris Sunrise #7 - 5:17
11. Lifeline - 4:29

Comentários