Discos Fundamentais: Zé Ramalho - Zé Ramalho (1978)


Por Tiago Rolim
Colecionador
Collector´s Room

Zé Ramalho estreia em 1978 com este disco que transcende o tempo, mas que nos dias de hoje não lhe é feita a devida justiça.

Antes porém de ter este disco gravado, Zé Ramalho já tinha mais de dez anos de experiência, tendo inclusive gravado, talvez sem se dar conta, uma obra prima chamada
Paêbirú, um dos melhores álbuns progressivos nascidos em nosso país, com fama internacional, vide reedições alemãs e inglesas.

Toda esta bagagem fica evidente logo na primeira faixa, "Avohai"; é destas músicas que não necessitam de explicações, basta ouvir e ser transportado para o universo todo particular que Zé criou para si, uma mistura de psicodelia, rock, música tradicional nordestina e a cultura oral dos violeiros que ainda hoje encantam os nordestinos. Ela tem um teclado tocado por Patrick Moraz, músico recém saído do Yes à época, que hipnotiza o ouvinte.

"Vila do Sossego" vem a seguir mantendo a loucura em alta, seguida por "Chão de Giz", outro clássico que conta com uma letra onde é feita referência à camisinha pela primeira vez em uma composição brasileira, e, segundo o autor, é baseada em um caso que ele teve com uma mulher mais velha.

Uma das melhores faixas do disco é "A Dança das Borboletas", que tem Sérgio Dias, guitarrista do Mutantes, solando por toda a música de forma alucinada, que se configura no melhor solo que uma composição nacional tem, sem dúvida, talvez só rivalizando com o de "Revelação", de Raimundo Fagner.

Outro destaque fica para a instrumental "Bicho de 7 Cabeças", onde Zé Ramalho e Geraldo Azevedo podem tocar livremente por quase três alucinados minutos. O disco segue com "Adeus Segunda-Feira Cinzenta" e seu acento de seresta, onde o brilho fica para o violão de sete cordas que permeia a melodia completa da música.

Fechando o disco um pouco mais de lisergia com "Meninas de Albarã", com direito a uma nada sutil referência à maconha, e um forró acelerado chamado "Voa Voa", que brilhantemente termina este LP, que infelizmente não tem o valor que merece nos dias de hoje, mas que esta aí para ser descoberto pelas novas gerações.

São poucos os discos que carregam uma aura própria tão forte como este.


Faixas:
1 Avohai 4:59
2 Vila Do Sossego 3:55
3 Chão De Giz 4:46
4 A Noite Preta 3:34
5 Dança Das Borboletas 5:24
6 Bicho De 7 Cabeças 2:25
7 Adeus 2ª Feira Cinzenta 4:43
8 Meninas De Albarã 4:34
9 Voa, Voa 3:11

Comentários

  1. Olá tudo bem? belo post adorei..tenho um dos artigos com fotos..como nao sou expert de rock nacional,mas sim de algumos discos que amo ,e tenho escutado,e sobre tudo como pesquisadora de musica tengo revistas,etc..cara queria te mandar o artigo mas algumas fotos pra colocar de capas das manchetes,da epoca.Completam o artigo.
    Alias te passo dado,coloquei no Agorasoumusica(meu channel) de Youtube,um video de Ciro Fogliatta que ilustraria tambêm,sei lá vc logo me diz onde te mandar,se dá e gosta podes colocar senao deixa para vc.
    meu mail
    correodelosdioses@yahoo.com.ar
    crim

    ResponderExcluir
  2. Perfeito. Disco maravilhoso, comentário que lhe faz jus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.