10 de jan de 2009

Documentário "Saudades da Nuvem Nove" disponível online

sábado, janeiro 10, 2009

Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room
Why Dontcha

O já lendário. e pra lá de emocionante, documentário “Saudades da Nuvem Nove” está disponível online no
blog do Paulo Beto, o realizador do filme. O link direto para o filme é esse.

Caso você queira uma cópia do filme, mande um e-mail para o
nuvem@nuvemnove.com.br

Lembrando que a Nuvem Nove foi uma das grandes lojas de discos do nosso país, e entre seus vendedores passaram nomes como o de Bento Araújo, hoje editor da Poeira Zine.

Eu tenho o documentário e posso dizer, com todas as letras, que ele é obrigatório para qualquer pessoa que tenha uma relação maior que a casual com a música. É emocionante, histórico e quase um tratado sobre a relação de pessoas como nós com a música e nossos discos.

Se eu pudesse dar apenas um conselho, diria: COMPRE JÁ O SEU!

9 de jan de 2009

Jimmy Cobb no Brasil

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Por Ricardo Seelig
Colecionador

Dia 17 de agosto marcará os cinquenta anos de "Kind of Blue", o fenomenal álbum lançado por Miles Davis em 1959 e que se tornou um dos mais cultuados discos de todos os tempos, além de possuir o título de o disco de jazz mais vendido da história.

Para comemorar a data, o festival Bridgestone Music, que acontecerá entre 14 e 16 de maio em São Paulo, irá trazer o baterista que gravou o trabalho ao lado de Miles, o lendário Jimmy Cobb. Hoje com 79 anos, Cobb é o último remanescente do sexteto que gravou um dos discos mais influentes e importantes do século XX.

Para quem gosta de jazz, e sobretudo de música, será uma oportunidade única de estar frente a frente com uma verdadeira lenda viva.

8 de jan de 2009

Grave Digger - The Middle Ages Trilogy (2002)

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Por Jaisson Limeira
Colecionador
Collector´s Room

Estamos em 2009, e aproveitando que logo estaremos sendo brindados com mais um lançamento dessa banda maravilhosa, falemos então de uma das melhores trilogias da história do heavy metal, em minha humilde opinião. Estou aqui para falar do “The Middle Ages Trilogy” do Grave Digger, que reúne três perolas do metal germanico, "Tunes of War", "Knights of the Cross" e "Excalibur", lançados sequencialmente entre 1996 e 1999, e reunidos, em 2002, em um box com versões digipacks e com muitos bônus. Mas vamos ao que interessa, a trilogia que conta a história da Idade Média na Europa de uma forma brilhante, passando pela independencia da Escócia e a lenda da Távola Redonda.

A trilogia começa com o "Tunes of War", que é uma aula de power metal competente e empolgante do começo ao fim. Depois de passar por dificuldades e seis longos anos na geladeira, o grupo foi totalmente reformulado pelo vocalista Chris Boltendahl e voltou a todo vapor, nos presenteando com essa maravilha, que foi o primeiro trabalho conceitual da banda. Baseado na história “Coração Valente” (Braveheart), conta em ordem cronológica os acontecimentos da Escócia medieval, abordando entre os assuntos sua unificação no século XI, as lutas pela independência lideradas por William Wallace e Robert "The Bruce", a trajetória dos principais reis e descendentes da família Stuart - a dinastia que governou o país por quase três séculos, e as principais batalhas travadas entre escoceses e ingleses.

Após uma breve introdução já podemos conferir todo o vigor da banda em “Scotland United”, e logo depois já vem um clássico da banda, “The Dark of the Sun”. Podemos destacar entre as melhores do disco “The Ballad of Mary”, “The Bruce” e “Killing Time”, além, é claro, de termos o maior hino do Grace Digger, "Rebellion (The Clans Are Marching)”. Quem nunca teve a oportunidade de cantar aquela introdução, que arrepia e emociona qualquer fã de um bom e velho heavy metal?

Então seguimos com o “Knights of the Cross”, que é segundo da trilogia, contando a história da ordem dos Cavaleiros Templários. Estamos diante de um belo trabalho, que segue a mesma linha do anterior, com letras marcantes e com melodias que marcam sua presença do início ao fim. Entre as músicas podemos destacar a faixa-título, uma das melhores do álbum junto com “Lionheart”, “Over the Sea” e, é claro, "Battle of Bannockburn", que se destaca com sua bela introdução através de sua calorosa gaita de fóles. Seguindo, podemos perceber o belo trabalho em todas as composições feitas ao longo do álbum inteiro.

Fechando a trilogia vamos entrar em uma viagem na lenda mais conhecidas de todos os tempos, a grande história do Rei Arthur, que é contada através de "Excalibur", que segue a mesma linha dos anteriores mas com um charme a mais por ser a mais conhecida da trilogia. Nesse trabalho podemos ver a facilidade que o Grave Digger tem para contar uma história através de um power metal contagiante e certeiro, com letras e instrumentos soando homogêneos. Podemos destacar entre as melhores do álbum a faixa-título “Excalibur”, com um solo memorável; “The Round Table (Forever)”; e, com certeza, "Morgana Le Fay", uma dos melhores do disco. E assim encerramos essa viagem através da Europa na Idade Média com essa bela história.

No box, além dos CDs, podemos encontrar vários bônus, que no total somam cinco regravações de faixas antigas, entre elas o clássico “Heavy Metal Breakdown”. Os encartes trazem todas as letras, além de textos adicionais, tornando a audição dos álbuns ainda mais interessantes. O box pode ser encontrado entre R$ 100,00 e R$ 150,00 em média, mas você vai ter que procurar um pouco já que não é uma peça que sempre está disponível em qualquer lugar, mas vale cada gota de suor que você derrubar procurando.

Eu fico por aqui e na espera do “The Ballads of A Hangman”, que promete ser mais um grande álbum dessa banda incrível.

The Middle Ages Trilogy
Box com 3 CDs digipack + bonus tracks
Lançamento: 14 de outubro de 2002
Gun Records
Cat# GUN 201

Tunes of War (1996)

1. The Brave
2. Scotland United
3. The Dark Of The Sun
4. William Wallace (Braveheart)
5. The Bruce (The Lion King)
6. The Battle Of Flodden
7. The Ballad Of Mary (Queen Of Scots)
8. The Truth
9. Cry For Freedom (James The VI)
10. Killing Time
11. Rebellion (The Clans Are Marching)
12. Culloden Muir
13. The Fall Of Brave
14. Heavy Metal Breakdown (Bonus Track)
15. Witchhunter (Bonus Track)
16. Headbanging Man (Bonus Track)

Knights Of The Cross (1998)

1. Deus Lo Vult
2. Knights Of The Cross
3. Monks Of War
4. Heroes Of This Time
5. Fanatic Assassins
6. Lionheart
7. The Keeper Of The Holy Grail
8. Inquisition
9. Baphomet
10. Over The Sea
11. The Curse Of Jacques
12. The Battle Of Bannockburn
13. Children Of The Grave (Bonus Track)

Excalibur (1999)

1.The Secrets Of Merlin
2. Pendragon
3. Excalibur
4. The Round Table (Forever)
5. Morgane Le Fay
6. The Spell
7. Tristan's Fate
8. Lancelot
9. Mordred's Song
10. The Final War
11. Emerald Eyes
12. Avalon
13. Parcival (Bonus Track)

ONLINE

PAGEVIEWS

PESQUISE