Hirax - Thrash and Destroy (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room


Cotação: ****


Em um mundo justo, a banda norte-americana Hirax teria muito mais reconhecimento do que possui. Um dos pioneiros na fusão do thrash metal ao hardcore e um dos primeiros grupos a acelerar a velocidade de sua música, a banda liderada pelo carismático vocalista Katon W. DePena é uma das mais influentes da cena thrash norte-americana, mas nunca alcançou o nível de popularidade de nomes como Slayer, Anthrax, Testament, Exodus e Death Angel, por exemplo.

Qualidade para isso não falta. Em sua longa carreira, iniciada em 1984, o Hirax lançou trabalhos que hoje são considerados clássicos, como a lendária demo tape
Hirax (1984), o álbum Raging Violence (1985) e o EP Hate, Fear and Power (1986). DePena saiu da banda em 1988 e fundou o Phantasm ao lado de Ron McGovney (baixo, ex-Metallica) e Gene Hoglan (bateria), mas o grupo gravou apenas uma demo e não decolou (para os interessados, as faixas dessa demo foram relançadas em CD e vinil em 2001, com o título Wreckage, pela gravadora Deep Six Records). Para o seu lugar o Hirax convocou Paul Baloff (ex-Exodus), mas logo após a entrada do novo vocalista a banda encerrou as suas atividades. Em 2000 o grupo retomou com o lançamento do EP El Diablo Negro, e desde então tem lançado discos e excursionado com regularidade.

Thrash & Destroy traz a banda tocando na edição de 2007 do festival Keep it True, realizado na cidade alemã de Dittigheim, além de mais doze faixas gravadas durante o show dos caras no Metal Forces Night, realizado também na Alemanha naquele mesmo ano.


A performance do grupo é absurdamente contagiante. Executando seu thrash metal empolgante com extrema competência, o Hirax bota fogo nos headbangers alemães. Katon DePena é a figura central da banda, e isso fica claro em todo o show. Com grande carisma, o vocalista conduz o Hirax em um setlist recheado de clássicos como “The New Age of Terror”, “Chaos and Brutality”, “Hate, Fear and Power”, “Bombs of Death”, “The Plague” e “Unleash the Dogs of War”. A interação do vocalista com o público é espetacular, com Katon puxando os fãs da plateia para o palco para o stage diving, além de dar o microfone para os fãs cantarem trechos das músicas em vários momentos.

Além de DePena, a outra grande força motriz por trás do Hirax é o ótimo guitarrista Lance Harrison, com riifs matadores, solos inspirados e disposição de sobre em cima do palco. Merece destaque também o baterista brasileiro Fabrício Ravelli, que deixou a banda em 2008, e que aqui neste DVD mostra uma pegada pra lá de agressiva, casando com perfeição com o som do Hirax.

Evidentemente, a qualidade das cenas e a produção do DVD não são as mesmas presentes em bandas do primeiro time do metal e do rock atual, mas isso não compromete em nada o vídeo – pelo contrário, dá até um charme a mais.

Fechando o pacote com chave de ouro, a versão brasileira de
Thrash & Destroy, lançada pela Kill Again Records, traz um CD bônus com o áudio completo do show no Keep it True Festival.

Se o mundo reconheceu recentemente, ainda que por linhas tortas, a importância do Anvil para o heavy metal, está na hora de isso acontecer com mais e mais banda fundamentais para o estilo e que hoje sobrevivem do puro amor de seus integrantes à música. O Hirax é um desses grupos, e merece um reconhecimento muito maior do que aquele que possui.

Faça a sua parte, adquira esse DVD e comprove porque Katon W. DePena e sua gangue merecem todos os méritos possíveis.

Para comprar esse e mais itens do Hirax e de outras bandas, acesse o site da
Kill Again Records.



Faixas:

DVD
Keep It True Festival #9 - 03/11/2007 - Germany

1 El Dia De Los Muertos
2 100,000 Strong
3 Lucifer's Infierno
4 Blind Faith
5 The New Age of Terror
6 Chaos and Brutality
7 Hate, Fear and Power
8 Hostile Territory
9 Destroy
10 Broken Neck
11 Bombs of Death
12 El Diablo Negro
13 Barrage of Noise
14 Walk With Death
15 The Plague
16 Mouth Sewn Shut
17 Assassins of War
18 Unleash the Dogs of War

Bonus Tracks - Metal Forces Night - 29/09/2007 - Germany

19 The New Age of Terror
20 Chaos and Brutality
21 Hate, Fear and Power
22 Hostile Territory
23 Destroy
24 Broken Neck
25 Demons Evil Forces
26 El Diablo Negro
27 Barrage of Noise
28 Walk With Death
29 The Plague
30 Bombs of Death

CD
Keep It True Festival #9 - 03/11/2007 - Germany

1 El Dia De Los Muertos
2 100,000 Strong
3 Lucifer's Infierno
4 Blind Faith
5 The New Age of Terror
6 Chaos and Brutality
7 Hate, Fear and Power
8 Hostile Territory
9 Destroy
10 Broken Neck
11 Bombs of Death
12 El Diablo Negro
13 Barrage of Noise
14 Walk With Death
15 The Plague
16 Mouth Sewn Shut
17 Assassins of War
18 Unleash the Dogs of War

Comentários

  1. Boa, Ricardo, é isso mesmo! O Hirax sempre fez parte do clã underground do thrash, e poucos são aqueles que sabem que eles são um dos pioneiros do estilo mais agressivo e técnico do Metal! Já estou adquirindo o dvd! Longa vida ao Hirax! \,,/,

    ResponderExcluir
  2. Valeu Allan. O legal é que, além de material do Hirax, este link da loja da Kill Again tem vários outros itens interessantes.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.