A MTV quer voltar a ser relevante!


Por Maurício Ângelo

É - no mínimo - um erro subestimar o poder que as mídias ditas “tradicionais” ainda possuem. A MTV, com seu sinal aberto em muitas metrópoles do país, tem uma baita presença e influência: ter seu clipe independente veiculado na emissora, em qualquer horário, provavelmente levará sua música a muito mais ouvintes que um boca a boca normal na web. Mas não é de hoje que o canal fez tudo para se auto-sabotar.

Há muito que programas interessantes sobre música simplesmente deixaram de fazer parte da programação. A aposta caiu sobre os reality shows, programas de auditório de gosto duvidoso, a infinita aposta no público adolescente, carinhas bonitinhas (Fernanda Lima, Cicarelli, Ana Luiza Castro, etc) e humor (Hermes & Renato e Marcos Mion levaram nas costas durante um bom tempo, Marcelo Adnet e cia vieram pra salvar recentemente).

Em 2007, numa interpretação equivocada de sua própria época, a MTV decidiu reduzir ao máximo a entrada de clips na programação. Ironia das ironias. É aquele argumento imbecil de que “clip hoje é visto na internet - e só nela, precisamos partir pra outra”. O velho receio de uma tecnologia antiga - TV - se sentir ameaçada por uma nova - web - e ter toda uma relação exagerada e infeliz com isso. Passa, com muitos absurdos, mas historicamente as relações se alinham e um aprende a conviver com o outro. Exemplos não faltam.

Cada vez mais irrelevante e ridícula, sobrevivendo dos lampejos de novas figuras, como Adnet, e de fórmulas já pra lá de batidas, como o Rock Gol, a MTV se agarrou ao público cada vez mais “jovem” para sobreviver. A explosão de bandas do chamado emo - antes com CPM 22, NXZero e cia - e agora com Restart e toda trupe, a “tendência” foi abraçada quase sem restrições.

Eis que 2011 parece ser o ano em que a emissora quer tentar voltar a ser relevante, depois de sucessivamente perder audiência para canais como o Play, o Multishow e o VH1. Informações de bastidores - de gente que trabalha há mais de 20 anos no canal - apontam para uma guinada “adulta” da MTV. E os sinais já são claros: André Mantovani, um dos responsáveis pela grade há anos, foi substituído por Helena Bagnoli. VJ’s como Léo Madeira, Marina Person, Kika Martinez e Penélope Nova (no front), Cris Lobo, Paulo Bonfá, Marco Bianchi, Lobão e Vanessa Haidi foram ou serão cortados.

Arnaldo Antunes, China - figura fácil do meio independente, colaborador do Mombojó, com carreira solo, etc - Chuck Hipolitho (ex-Forgotten Boys e a própria MTV, atual Vespas Mandarinas) e Gaía Passareli, do Rraurl, já foram confirmados no novo quadro. Muitas mudanças ainda virão, como a abertura de 30% da grade para programa de produtoras independentes e internacionais.

Ainda há que se conferir em que grau, de que forma e com que empenho estas mudanças serão implementadas e que novo nível o canal atingirá. Mas tudo indica uma tentativa de sair do ostracismo vergonhoso que se encontra há anos - que começou a mudar com o investimento num portal gigantesco, com ótimas extensões, há algum tempo. Boa notícia para um canal com uma história riquíssima, que chega a milhões de pessoas e ainda de grande valia para a música brasileira.


Comentários

  1. Embora não acredite muito nessa "nova" linha editorial da MTV, torço para que realmente ela siga essa linha "adulta", e traga Jornalistas ( Massari, Miller Maya, etc ) para a grade.
    Pois, como vc mesmo disse, canais como o Multishow HD, estão a millenios, de distancia, na frente, quando se trata de musica de qualidade.

    Alberto Jardim
    www.rockfly.com.br

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  2. Espero que isto ocorra, pois até mais ou menos 1999 a MTV Brasil, era considerada uma das melhores do mundo. Algo deu muito errado na passagem do milênio com ela... A descida de ladeira foi grande. Uma pena.
    Quanto ao Multishow, só o HD mesmo, pois o normal, é uma lástima. Tão péssimo quanto a MTV. E como o HD ainda é para poucos...

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