The Left Banke: álbuns do grupo relançados pela Sundazed!


Por Rodrigo de Andrade

Os clássicos do The Left Banke estão de volta! No final de junho, o selo Sundazed irá reeditar os dois álbuns do grupo, o cultuado Walk Away Renée / Pretty Ballerina (1967) e The Left Banke Too (1968).

A banda de Nova York esteve na ativa entre 1965 e 1969 e foi uma das precursoras do estilo que ficou conhecido como rock barroco. Sua obra estava fora de catálogo há vários anos. Agora, a partir das fitas masters originais em estéreo, os discos serão relançados em CD e vinil de 180 gramas com alta fidelidade de som. O encarte do CD contará com fotos inéditas, notas e uma entrevista com os integrantes do grupo. O preço aproximado é de 15 dólares o CD e 19 o LP, mais despesas de postagem e taxas de importação.

O primeiro álbum da banda é aclamado por fãs de pop vintage como sendo uma das maiores pérolas dos anos 60. As faixas que dão título ao disco — e que foram singles de sucesso — são os momentos mais açucarados do repertório do Left Banke, sendo que o grupo tem muito mais a oferecer do que apenas esses hits.

Surgido na metade da década de 1960, o estilo denominado como rock barroco também ficou conhecido por outros termos - pop barroco, pop rock de câmara ou barroco’n'roll. Basicamente, é uma forma de rock que se aproxima de elementos da música clássica, com ênfase em camadas harmônicas e melodias marcantes, contando com arranjos de cordas e sopro. Procura substituir a energia selvagem do rock por uma intensidade dramática na música. Além de guitarra, baixo e bateria, faz uso de instrumentos nem um pouco tradicionais ao gênero, como cravo, celesta, acordeon, saltério, cítara, violoncelo, violino, trompa e flauta.

O rock barroco foi introduzido no cânone do gênero pelos Beatles, que o praticaram em várias músicas dos álbuns Rubber Soul (1965), Revolver (1966) e Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967). Nos Rolling Stones, o estilo aparece em músicas como “Lady Jane” e “Ruby Tuesday”, entre outras. Grupos como os Zombies e o Left Banke são grandes representantes do rock barroco. Beach Boys, Kinks, Love, Association, Procol Harum, Moody Blues e Sagittarius são algumas bandas que flertaram com esse estilo em diversas canções e discos.

Pela sua aproximação com a música erudita e uma sofisticação até então ainda não experimentada, o rock barroco representou um passo importante no amadurecimento e rebuscamento do rock. Trouxe elementos que permitiram aos críticos mais caretas o reconhecerem como uma manifestação artística elaborada e detentora de valor. O estilo se aproxima bastante da psicodelia contemporânea. Também, se associa organicamente ao sunshine pop.

O rock barroco gerou um legado que influenciou vários grupos de indie, rock alternativo, folk rock e britpop. O estilo ecoa em momentos de bandas e artistas atuais como Belle & Sebastian, Arcade Fire, Broken Social Scene, Regina Spektor, The Decemberists e Fleet Foxes.

Walk Away Renée / Pretty Ballerina (1967)

1. Pretty Ballerina
2. She May Call You Up Tonight
3. Barterers And Their Wives
4. I’ve Got Something On My Mind
5. Let Go Of You Girl
6. Evening Gown
7. Walk Away Renee
8. What Do You Know
9. Shadows Breaking Over My Head
10. I Haven’t Got the Nerve
11. Lazy Day

The Left Banke Too (1968)

1. Goodbye Holly
2. There’s Gonna Be a Storm
3. Sing Little Bird Sing
4. Nice to See You
5. Give the Man a Hand
6. Bryant Hotel
7. Desiree* (mono)
8. Dark is the Bark
9. In the Morning Light
10. My Friend Today

Comentários