Savatage: discografia é relançada no Brasil em lindas edições digipaks!



Por Ricardo Seelig


O culto ao Savatage impressiona. A banda dos irmãos Oliva – Jon e o falecido Criss – não lança um novo álbum há dez anos – o último foi Poets and Madmen, de 2001 -, mas continua forte no coração dos headbangers de todo o mundo. O motivo para entender isso é fácil: o Savatage desenvolveu uma sonoridade única em sua carreira, sofisticada, elegante, dona de uma grande personalidade que cativou uma quantidade gigantesca de fãs.


Mas, apesar da seca por material inédito, quem curte o grupo tem novidades apetitosas chegando. A Ear Music, gravadora da banda, está relançando os álbuns clássicos do Savatage em luxuosas edições digipaks com várias faixas bônus, e esses relançamentos estão chegando ao mercado brasileiro através da Hellion Records. Ao todo são sete discos: Sirens & The Dungeons Are Calling Sessions (reunindo o primeiro álbum e o EP The Dungeons Are Calling, lançados originalmente em 1983 e 1985), Power of the Night (1985), Gutter Ballet (1989), Steets: A Rock Opera (1991), Edge of Thorns (1993) e The Wake of Magellan (1998), além da coletânea dupla Still the Orchestra Plays (2010), todos com som remasterizado e encartes com longos textos e diversas informações sobre cada álbum.




O que chama a atenção, além do material bônus, é o extremo cuidado com a produção gráfica dos discos. Essa qualidade foi mantida nas edições brasileiras, que são muito bonitas. Todos os álbuns são digipaks, produzidos com papel diferenciado e de alta gramatura, o que dá aos discos um aspecto requintado e de muito bom gosto. Mas o que é mais legal nessa história toda é que o alto nível é mantido também no lado musical, que é o que importa, no final das contas.


Três dessas novas edições já estão disponíveis no mercado nacional. Sirens & The Dungeons Are Calling Sessions reúne o primeiro álbum do grupo, Sirens (1983), e o EP The Dungeons Are Calling, em um total de quinze faixas, mais a versão acústica de “In the Dream” como bonus track. O clássico Edge of Thorns, considerado pela maioria dos fãs o melhor trabalho da banda, já está nas lojas com duas faixas bônus - “All That I Bleed” e “If I Go Away”, ambas também acústicas. E, pra fechar, a coletânea Still the Orchestra Plays, dupla com 23 faixas e um DVD bônus com o vídeo Japan Live 94, que havia sido lançado somente em VHS anteriormente. Uma dica: se você não tem nada da banda ou quer conhecer o som do Savatage, o box Still the Orchestra Plays é uma porta de entrada perfeita.




Em julho chegarão no mercado brasileiro as novas edições dos álbuns Streets: A Rock Opera – esse vem com duas bônus acústicas, “This Isn't What We Meant” e “Morning Sun” - e The Wake of Magellan - “Desirée” e “Stay” desplugadas são os bônus. E, fechando o pacote, em agosto é a vez de Gutter Ballet – com “Alone You Breathe” e “Handful of Rain” acústica de bônus – e Power of the Night – com as bonus tracks “City Beneath the Surface” e “Hounds” gravadas ao vivo em 1990.


Ouvindo as novas versões, que ganharam remasterizações caprichadas, percebe-se toda a força da sonoridade do Savatage. O bom gosto das músicas do grupo, que têm como um de seus principais diferenciais o piano sempre bem colocado de Jon Oliva, fica ainda mais evidente.


Esses relançamentos são uma ótima oportunidade para ter no seu acervo a obra de uma das melhores bandas da história recentes do heavy metal, dona de uma musicalidade diferenciadas e cativante. Aproveite e comece a sua coleção do Savatage, ou, se já tiver os discos, troque-os por essas novas versões, que ficaram realmente demais!

Comentários

  1. Olha, mesmo tendo edições importadas e com autógrafos de alguns integrantes, vou ser obrigada a comprar tudo de novo, hahahahahaha!

    ResponderExcluir
  2. Não vão lançar o "Fight for the Rock" e o fuderoso "Hall of the Mountain King"?

    Tenho a edição brazuca de Sirens e, apesar do capricho gráfico (qualidade) achei que faltou informação. No encarte (simples demais a meu ver) tem apenas um texto bacana de Jon e a ficha técnica. Senti falta das letras e principalmente da capa de "The Dungeons are Calling" que em nenhum momento foi reproduzida no material.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, esses dois ainda não foram relançados lá fora pela Ear, pelo que eu sei.

    ResponderExcluir
  4. Legal! Em todo caso está de bom tamanho! Esqueci de citar também o "Dead Winter Dead"!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.