Running Wild: crítica do CD e DVD 'Final Jolly Roger' (2011)



Nota: 8,5

Formada em 1976 em Hamburgo, o Running Wild é uma das bandas mais emblemáticas do heavy metal alemão. Liderado pelo carismático Rolf Kasparek – mais conhecido como Rock'n Rolf -, o grupo ajudou a definir as características do power metal como gênero, com suas composições repletas de melodias e velocidade. Além disso, ao explorar a temática pirata em suas letras, encontrou uma identidade única, que tornou ainda mais forte os laços entre a banda e seus fãs.

Final Jolly Roger é o registro do último show da carreira do Running Wild, ocorrido em 30 de julho de 2009 no festival alemão Wacken Open Air. O título chega ao mercado brasileiro em DVD simples e CD duplo, em um lançamento da Hellion Records.

Uma apresentação assim, anunciada com antecedência para os fãs como sendo o derradeiro show do grupo, é claro que seria antológica. As imagens do DVD transmitem isso, com a banda tocando com garra e uma emoção palpável. Vestindo os tradicionais figurinos vikings, Rolf e sua turma honram a sua história no palco do maior festival de heavy metal do planeta. A qualidade de som e imagem é excelente, como em todos os registros gravados no WOA. Isso, somado ao fato de o público ter consciência de que está assistindo a banda pela última vez, faz com que o show seja muito especial.

O CD contém o show na íntegra, dividido em dois discos. Para quem, como eu, viveu a década de oitenta, época onde os álbuns duplos ao vivo tinham status de itens meio mágicos, desejados com ansiedade pelos fãs, esse é um disco que faz juz a essa tradição. É claro que o tracklist, com 17 músicas, não agradará a todos, mas isso também é um fato comum em lançamentos assim. Faltam faixas de álbuns mais recentes, alguns clássicos foram deixados de lado, mas tudo isso é um fato menor em um item que já nasceu clássico.

Excelente, Final Jolly Roger seria um fechamento perfeito para a carreira do Running Wild. Mas não é, e a razão é simples: a banda anunciou o seu retorno, e já está em estúdio gravando o novo trabalho, que se chamará, a princípio, Shadowmaker. Uma ótima notícia para quem é fã do grupo, e Final Jolly Roger é a trilha perfeita para aguardar esse retorno.

Faixas:
CD 1
  1. Intro
  2. Port Royal
  3. Bad to the Bone
  4. Riding the Storm
  5. Soulless
  6. Prisoner of Our Time
  7. Black Hand Inn
  8. Gates of Purgatory
  9. Battle of Waterloo
  10. Der Kaltverformer
  11. Raging Fire

CD 2
  1. Whirlwind
  2. Tortuga Bay
  3. Branded and Exiled
  4. Raise Your Fist
  5. Conquistadores
  6. Under Jolly Roger

Comentários